SÃO MIGUEL DO OESTE

Vereadores propõem moção de aplauso à Afesmo pelos 39 anos da Feira Livre

Vereadores propõem moção de aplauso à Afesmo pelos 39 anos da Feira Livre
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Os vereadores Adilson Pandolfo e Ana Flávia Moreira, ambos do PT, apresentaram nesta terça-feira, dia 28, uma moção de aplauso em homenagem à Afesmo (Associação da Feira de São Miguel do Oeste) pelos 39 anos de instalação da Feira Livre no município. A moção foi entregue durante sessão da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste.

Os autores destacam “o relevante papel desempenhado na consolidação da comercialização direta de produtos da agricultura familiar, na promoção da alimentação saudável e na valorização da produção camponesa local”.

Eles lembram que em 1980 a feira começou a ser organizada em São Miguel do Oeste, com reuniões em comunidades e o apoio do sindicato, igreja católica, prefeitura e lideranças, levando à formação dos primeiros grupos de agricultores nos bairros Salete, São Jorge e Estrela. A necessidade de um espaço central levou à construção de um pavilhão próprio, onde, em 21 de outubro de 1986, a Feira Livre foi instalada na Rua Marcílio Dias. Cerca de dez anos depois, em 12 de maio de 1995, foi fundada oficialmente a Afesmo, que hoje conta com 16 famílias feirantes comercializando alimentos orgânicos na cidade.

Os vereadores enfatizam que “a Feira Livre, ao longo de quase quatro décadas de existência, consolidou-se como um dos mais importantes espaços de integração entre produtores e consumidores, fortalecendo os vínculos comunitários e estimulando práticas sustentáveis de produção e consumo”. Eles ressaltam, ainda, o impacto da agricultura familiar camponesa, responsável por aproximadamente 70% dos alimentos consumidos no país.

Em sua justificativa, Pandolfo e Ana Flávia afirmam que valorizar e apoiar os pequenos agricultores significa fortalecer a economia local, proteger o meio ambiente e garantir a soberania e segurança alimentar do país. E ressaltam o comprometimento da Câmara com a agricultura familiar, manifestando “reconhecimento, respeito e aplauso à Afesmo e a todos os feirantes que, com dedicação, mantêm viva a tradição e a importância social e econômica da Feira Livre de São Miguel do Oeste”.

A moção foi entregue ao presidente da Afesmo, Vilmar Scariot, e a feirantes presentes na sessão.




Câmara de Vereadores

Administração destina terreno para a construção da sede própria do Grupo Escoteiro Macaco Branco Anterior

Administração destina terreno para a construção da sede própria do Grupo Escoteiro Macaco Branco

Polícia Militar recupera motocicleta furtada na região Próximo

Polícia Militar recupera motocicleta furtada na região

Deixe seu comentário