SÃO MIGUEL DO OESTE

Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos inicia na segunda-feira

Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos inicia na segunda-feira
Divulgação Ascom

O município de São Miguel do Oeste inicia, a partir de segunda-feira, dia 2 de fevereiro, a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme estratégia do Ministério da Saúde, que incorporou a vacina ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A vacinação será exclusiva para essa faixa etária, considerada prioritária neste momento. A imunização será realizada na Sala de Vacinas, junto ao posto de saúde central, com aplicação da vacina Qdenga, do laboratório Takeda. A vacina é tetravalente, protegendo contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O objetivo é reduzir casos graves, internações e óbitos, especialmente entre crianças e adolescentes.

O início da vacinação ocorre em um cenário de alerta. De acordo com o Relatório de Vigilância Epidemiológica 2025, da Secretaria Municipal de Saúde, São Miguel do Oeste registrou 618 casos de dengue no ano, conforme dados do sistema Sinan Online.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é uma ferramenta fundamental no enfrentamento da doença, mas não substitui as medidas de prevenção. A população deve continuar eliminando focos de água parada, mantendo calhas limpas e evitando recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

Além da vacinação, o município segue atuando com identificação precoce de casos, atenção integral aos casos graves, uso de tecnologias e envolvimento multissetorial, conforme o plano local de Vigilância Epidemiológica.



SÁIBA MAIS


A Sala de Vacina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para realizar a vacinação é necessário levar documento da criança ou adolescente e a carteira de vacinação.




Ascom

Programa Melhor Amigo 2026 já está em andamento no município Anterior

Programa Melhor Amigo 2026 já está em andamento no município

Epagri alerta produtores sobre alta infectividade de cigarrinhas-do-milho Próximo

Epagri alerta produtores sobre alta infectividade de cigarrinhas-do-milho

Deixe seu comentário