EDUCAÇÃO

TCE/SC divulga as escolas vencedoras do “Prêmio Lume: Escola Referência”

TCE/SC divulga as escolas vencedoras do “Prêmio Lume: Escola Referência”
Divulgação

O TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina) publicou, nesta quinta-feira, dia 30, no Diário Oficial Eletrônico, a Portaria N. TC-0545/2025, que oficializa a relação das escolas vencedoras da terceira edição do “Prêmio Lume: Escola Referência”. A iniciativa reconhece boas práticas educacionais em escolas públicas municipais e estaduais, contemplando uma instituição por mesorregião do Estado: Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul.


O Prêmio Lume busca identificar, valorizar e divulgar experiências exitosas na educação básica, com foco em boas práticas na educação. A iniciativa, coordenada pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, composto pelo TCE/SC, MPC/SC (Ministério Público de Contas), MPSC (Ministério Público Estadual), e por outras nove instituições, tem, entre seus objetivos: acompanhar e estimular o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação; fomentar boas práticas educacionais; apoiar experiências pedagógicas inovadoras; fortalecer a gestão democrática nas unidades escolares; induzir processos de aprimoramento contínuo da qualidade social da educação nas escolas; e desenvolver, de forma qualificada, os processos e as práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.


Concorreram escolas que ofertam os anos iniciais e/ou finais do Ensino Fundamental e que forneceram dados suficientes para o cálculo do IQESC (Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina), conforme o Painel ICMS Educação do TCE/SC. O processo de seleção foi dividido em três etapas:

- Pré-qualificação: seleção das escolas com os maiores valores do IEN (Indicador de Esforço Não Observado);

- Mérito: aplicação do IEE (Indicador de Esforço Escolar) para classificação das finalistas;

- Validação: verificação das evidências que sustentam os indicadores, por meio de entrevistas e questionários.


O conselheiro substituto do TCE/SC, Gerson dos Santos Sicca, destacou a relevância da iniciativa. “O Prêmio integra o esforço conjunto de várias entidades para que Santa Catarina alcance o objetivo de assegurar aprendizagem de qualidade a todos os nossos estudantes. Para isso, o ICMS Educação é peça fundamental e constitui base fundamental do Prêmio Lume”, afirmou.


A procuradora-geral de Justiça do Estado, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, também reforçou a importância da premiação. “Ao conhecer os vencedores da terceira edição do Prêmio Lume, celebramos o esforço coletivo de redes públicas, equipes escolares e comunidades que acreditam no poder da educação. O Ministério Público de Santa Catarina se orgulha em apoiar iniciativas que fortalecem a educação e contribuem para o desenvolvimento humano e para uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.


“O Ministério Público dá parabéns aos premiados e também a todas as escolas que participaram da seleção. É por meio da combinação do esforço de cada um com a estruturação das políticas públicas que Santa Catarina está construindo uma educação melhor — ampla, igualitária e transformadora de vidas”, salientou Mateus Minuzzi, promotor de Justiça e coordenador do CIJE (Centro de Apoio da Infância, Juventude e Educação).


As escolas vencedoras receberão o certificado de reconhecimento e placa de premiação. As demais classificadas estão igualmente convidadas para a cerimônia de premiação, momento solene de encerramento, em evento marcado para o dia 28 de novembro, às 14h, na sede do TCE/SC, em Florianópolis.



Confira a lista das vencedoras:

I - Mesorregião do Oeste Catarinense:   

- Escola de Ensino Fundamental Osni Medeiros Regis, do município de São José do Cedro

- Escola do Campo em Tempo Integral Tarumazinho, do município de Águas Frias



II - Mesorregião do Norte Catarinense:   

- Escola de Educação Básica Amandus Bauer, do município de Itaiópolis

- Escola Municipal Professor Francisco Rieper, do município de Joinville


III - Mesorregião Serrana:    

- Escola de Educação Básica Maria Quitéria, do município de Lages

- Núcleo Municipal Professora Antonieta Farias de Souza, do município de Palmeira


IV - Mesorregião do Vale do Itajaí:    

- Escola de Educação Básica Christoph Augenstein, do município de Blumenau

- Escola Básica Padre José de Anchieta, do município de Itajaí


V - Mesorregião da Grande Florianópolis:  

- Escola de Ensino Fundamental Doutor Homero de Miranda Gomes, do município de São José

- Centro Educacional Antônio Francisco Machado, do município de São José


VI - Mesorregião do Sul catarinense: 

- Escola de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, do município de Jacinto Machado   

- Escola Municipal Professora Hermínia de Souza Marques, do município de Imbituba



Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação

O Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação foi instituído por meio do Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019. Além do TCE/SC, do MPTC/SC e do MPSC, que coordenam o grupo, integram a iniciativa outras dez instituições: Governo do Estado de Santa Catarina; Assembleia Legislativa de Santa Catarina; Ministério Público Federal em Santa Catarina; Universidade do Estado de Santa Catarina; Federação Catarinense dos Municípios; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina; Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina; Associação Catarinense das Fundações Educacionais; Universidade Federal de Santa Catarina. 

Também participam o Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina e a Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina, porém sem integrar oficialmente o acordo de cooperação técnica. 



Ascom TCE/SC

Cemitérios municipais terão horário diferenciado de funcionamento até o Dia de Finados Anterior

Cemitérios municipais terão horário diferenciado de funcionamento até o Dia de Finados

Vereadora Cris propõe moção de aplauso em reconhecimento ao trabalho dos professores Próximo

Vereadora Cris propõe moção de aplauso em reconhecimento ao trabalho dos professores

Deixe seu comentário