Sancionada lei que protege cães e gatos criados em conjunto |
Sobe para quatro os municípios em situação de emergência
Segundo o Relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira, dia 3, agora são quatro os municípios que decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas. Além de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, Ipira – onde uma morte foi registrada – também decretou emergência. Pelo menos 193 pessoas estão desalojadas, 46 desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Não foram solicitados itens de assistência humanitária até o momento.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil ressalta que equipes do Governo do Estado de Santa Catarina seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida. O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, está operando em nível amarelo, monitoramento intensificado, para acompanhamento do cenário meteorológico e atendimentos.
O estado de Santa Catarina tem sido atingido por fortes chuvas, causando preocupações e transtornos para a população. As precipitações intensas têm provocado inundações, deslizamentos de terra, alagamentos, enxurradas e dentre outros riscos associados.
Situação da chuva na tarde desta sexta-feira
A tarde desta sexta-feira, dia 3, foi marcada por chuvas de moderada a forte intensidade no Grande Oeste catarinense, enquanto em áreas entre o Vale do Itajaí e o Planalto Norte as chuvas ocorreram com fraca a moderada intensidade. Nas próximas horas, as chuvas tendem a ganhar força no Meio-Oeste e Alto Vale.
Os maiores acumulados de precipitação nas últimas seis horas foram de 29 mm em Pinhalzinho, 22 mm em Maravilha e 23 mm em Dionísio Cerqueira. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas neste momento.
Recomendações para a população
Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
Fique atento a inclinação de postes e árvores;
Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Ascom SDC
Mais sobre:









Deixe seu comentário