PANDEMIA

SMOeste divulga portaria com liberação de eventos

SMOeste divulga portaria com liberação de eventos
Arquivo Folha do Oeste

Foi publicada nesta sexta-feira, dia 25, a Portaria 0170/2020, a partir de uma reunião do Comitê de Crise regional do Extremo Oeste Catarinense. Durante a reunião foram avaliadas as portarias estaduais publicadas na semana passada em relação a eventos, esportes e concursos, e, conforme o coordenador do Comitê de Crise de São Miguel do Oeste, Maurício Piacentini, foi optado por receber essas portarias estaduais, com algumas medidas mais restritivas. Dessa forma fica vigente o que está na portaria estadual bem como a municipal que a compreende.

No documento houve a liberação do funcionamento de bares e restaurantes e afins para funcionarem de acordo com o alvará, sem o limite de até 22h. São três modalidades de eventos que são tratadas nas novas regras.

A portaria que diz respeito a eventos consta que o limite máximo de pessoas deve ser de 40% nos locais onde o risco é considerado alto, que é o caso da região do Extremo Oeste. Piacentini explica que a norma que trata de eventos sociais estabelece que estes serão restritos a convidados e sem cobrança de ingresso, e dessa forma compreende casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis entre outros. Shows permanecem proibidos, estão apenas liberadas apresentações de música ao vivo em bares e restaurantes, respeitando as normas publicadas. Cinemas também permanecem fechados por enquanto, de acordo com o coordenador.

Outra portaria trata de feiras e exposições, e nesses casos a capacidade de 40% também deve ser respeitada. Há também uma portaria que trata de eventos na modalidade congressos, palestras, seminários e afins, que ficam liberados respeitando a capacidade de 50%.

A região é a única que está com risco alto, em amarelo no estado, então a preparação da região desde o início da pandemia foi muito bem organizada e evoluiu de acordo com as previsões. Houve um aumento um pouco mais expressivo no número de casos no início de agosto, vindo a diminuir após a segunda quinzena de agosto, dessa forma, a pandemia na região Extremo Oeste foi tratada com muita seriedade de forma técnica e com cuidado. Os resultados podem ser vistos atualmente, com a baixa taxa de mortalidade, com assistência hospitalar para todos os pacientes. "Em todo esse momento nós trabalhamos de forma técnica, e sempre contando com o bom senso das pessoas, e esse bom senso precisa prevalecer agora mais do que nunca, pois a diminuição das medidas restritivas é um voto de confiança de que as pessoas vão seguir as portarias", afirma.

Conforme o coordenador do Comitê de Crise, se a pandemia continuar neste grau de controle evoluindo como está, as medidas restritivas vão cada vez diminuir mais, mas se começar a aumentar novamente os números de casos e óbitos causados pela Covid-19, aumentarão depois as medidas restritivas.

A administração de SMOeste também publicou nesta sexta-feira, dia 25, o Decreto 9.390/2020, o qual define a recepção de todas as portarias estaduais que tratam do regramento de atividades tendo em vista a pandemia de Covid-19.

O documento estabelece, ainda, que as futuras portarias estaduais nesse sentido serão automaticamente recepcionadas pelo Município, podendo, a critério do Comitê de Crise e Secretaria Municipal de Saúde, serem revisados alguns pontos específicos necessários para a adequação à realidade local, conforme o fez a Portaria 0170/2020.

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido Anterior

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido

Grave acidente com óbito é registrado na BR 282 Próximo

Grave acidente com óbito é registrado na BR 282

Deixe seu comentário