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Situação da Avenida Willy Barth e BRs da região é debatida em audiência pública

Na noite de segunda-feira, dia 28, foi realizada na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste uma audiência pública para debater os investimentos na Avenida Willy Barth e nas BRs 163 e 282, na região. O encontro contou com a participação do superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Santa Catarina, engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, do deputado estadual Padre Pedro, do deputado federal Pedro Uczai, de forma on-line, de representantes do Poder Executivo Municipal e do Governo do Estado, lideranças locais e regionais, vereadores e a comunidade em geral.
Um dos proponentes da audiência, o vereador Adilson Pandolfo, destacou que a audiência pública foi proposta pela preocupação de todos em relação a situação vivenciada nas últimas décadas, na Willy Barth. A Avenida é utilizada como uma via de ligação entre a BR 163 e BR 282. Segundo o vereador, tanto a rodovia BR 282, de Maravilha a São Miguel do Oeste, quanto a BR 163, de São Miguel do Oeste até o Posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), estão em situações precárias, e por consequência a Willy Barth está deteriorada também em função do fluxo.
A vereadora Ana Flávia Moreira, também proponente da audiência pública, ressaltou: “O problema da Willy Barth perpassa governos, perpassa anos, e é uma realidade nossa, que a gente precisa enfrentar. A vereadora que relatou utilizar a Willy Barth diariamente, citou que conhece as dificuldades da via, e destacou a importância da audiência pública para ouvir a comunidade de São Miguel do Oeste. Ela ainda reforçou a importância da presença da comunidade na audiência. “Fico esperançosa de ver essa comunhão de esforços para a resolução deste problema, que é real e é histórico”, pontuou.
Durante a audiência, os proponentes também entregaram as autoridades presentes, inclusive ao superintendente do Dnit, a moção de apelo aprovada na última sessão da Câmara, de autoria de todos os vereadores, pedindo um estudo e um projeto de revitalização da avenida. Entre os pedidos, estão reestruturação da base e do asfalto, melhorias na iluminação, substituição dos canteiros centrais por muretas, sinalização completa e abertura de vias de acesso laterais, prevendo inclusive elevados, túneis e passarelas.
No encontro realizado na noite de segunda-feira também foram ouvidos aqueles que vivem o dia a dia da Willy Barth. Representantes dos bairros São Sebastião, Andreatta, São Gotardo e Progresso, além de empresários e usuários da via presente no ato, expuseram os problemas de conservação e manutenção da Avenida e das BRs da região, e as más condições de tráfego dessas vias. Foram recordadas questões históricas da Avenida e citados diversos acidentes que ceifaram vidas e são recorrentes nessa rodovia. O pedido foi de atenção urgente e por mais segurança tanto para que trafega pelo local, como para os pedestres. Entre os questionamentos e sugestões para a via, destacaram-se passeios públicos, lombadas físicas, faixas de pedestres, passarelas, entre outras.
Os representantes das entidades de São Miguel do Oeste e região também se manifestaram sobre o assunto e reforçaram o pedido por melhores condições e investimentos nas rodovias da região. Presente no ato, o deputado estadual Padre Pedro, membro da Bancada do Oeste, salientou que é preciso um projeto definitivo, pois trata-se de um problema histórico. Segundo ele, a moção feita pelos vereadores de São Miguel do Oeste também será colocada em debate na Assembleia Legislativa.
Em sua participação, o deputado federal Pedro Uczai, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, destacou a necessidade de que colocar o Extremo Oeste na prioridade dos investimentos. Além de citar as necessidades da região, Uczai colocou a Bancada Catarinense à disposição e parabenizou pela mobilização realizada nesta semana em São Miguel do Oeste, para buscar resolver problemas estruturais da região.
O vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Carlos Agostini, ressaltou a necessidade de resolver o problema da rodovia (Willy Barth), com o entendimento de que é uma avenida central da cidade, e pensar em uma solução futura, no contorno viário, para tirar o trânsito pesado do centro.
MANIFESTAÇÃO DO DNIT
Presente na audiência, o superintendente do Dnit em SC, Alysson Andrade, destacou que é servidor de carreira do órgão há 18 anos e não é vinculado a um partido político. Na oportunidade, apresentou um relatório da situação da manutenção das rodovias federais catarinenses.
Conforme o superintendente, em Santa Catarina foram identificadas 80% das rodovias federais como boas. No ano passado foram investidos R$ 600 milhões em manutenção, e agora é aguardada a aprovação do orçamento da união de 2025 e o decreto presidencial que vai permitir ao Dnit auferir recursos deste ano. Segundo Andrade, toda a manutenção, não só de São Miguel do Oeste, mas do Brasil, hoje está em ‘banho maria’, por conta da não aprovação deste orçamento. “Passamos praticamente um quadrimestre inteiro com recursos de 2024. Agora precisamos reabastecer, trata-se de um contrato novo”, pontua.
O superintendente ressaltou que a pretensão é concluir as obras da BR 163 esse ano. O contrato já está 86% executado. De acordo com ele, ainda são necessárias duas revisões de projeto, tanto o viaduto de Guaraciaba como o viaduto de Guarujá do Sul, além de algumas questões de acabamento.
Também está em andamento a adequação da BR 282, as marginais de Maravilha, cuja ordem de serviço foi dada em dezembro. “Estamos fazendo a limpeza das marginais e em uma das pontes que vão fazer essa travessia. Devemos concluir pelo menos um quilômetro de cada lado neste ano, mas é uma obra que tem prazo até 2026”, citou.
Sobre a Willy Barth, o superintendente acrescentou que já foi feito diagnóstico da avenida e um levantamento em 2023, e na oportunidade apresentou detalhes do diagnóstico, citando que a via possui trincas, remendos, afundamento do trilho. Andrade ainda apresentou as espessuras das janelas de inspeção feitas no pavimento da rodovia. “A Willy Barth precisa reestruturar de baixo para cima, não adianta recuperar só a parte de cima”, apontou.
O superintendente acrescentou se chegou a conclusão que na Willy Barth é preciso fazer a reciclagem de base, sendo necessário o investimento de R$ 25 milhões. Nesta medida, tira-se a camada do pavimento e a camada da base, revolve-se tudo e cria-se uma nova base, para depois aplicar o pavimento novo. “A gente uniformiza a base”, explica, pontuando que haverá ainda drenos profundos.
Até que se consiga esse recurso para a revitalização, a medida emergente que pode ser adotada, conforme o superintendente, é intensificar ações de tapa buracos na avenida, fazer remendos técnicos, para melhorar a trafegabilidade que hoje está muito prejudicada.
“Vou confessar que aprendi muito aqui hoje e não tenho a solução para tudo, para todas as demandas que foram colocadas da Willy Barth, porque uma rodovia em perímetro urbano a gente precisa pensar ela em conjunto com a prefeitura”, acrescentou.
NOVOS PROJETOS SC
Com relação aos projetos contratados em elaboração na região, Alysson citou os Lotes 9, 10, 11 e 12, duplicação de 427km na BR 282, de Lages a São Miguel do Oeste; e o projeto da ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga e os contornos na BR 163/SC. O projeto da ponte foi concluído o está em análise em Brasília. Já o EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), que foi solicitado, deve ser finalizado até o mês de março. A estimativa do empreendimento é de R$ 300 milhões.
Entre os projetos a contratar, o superintendente pontuou o projeto do contorno de São Miguel do Oeste (BR 163/SC). Segundo ele, o Termo de Referência está concluído e a licitação está prevista para o primeiro semestre deste ano, com recurso garantido para a contratação do projeto. Além disso foi citado o projeto entre São Miguel do Oeste e o Posto da PRF, na BR 163, com pavimento rígido.
A ideia, conforme Alysson, é no futuro, depois de ter um contorno pronto, entregar a Waldemar Rangrab e a Willy Barth para o município. Até lá será trabalhado para essas vias ficarem em melhores condições.
Ao fim da audiência, o vereador Adilson Pandolfo, avaliou o encontro como produtivo, e ressaltou a necessidade de unir forças para sensibilizar a inclusão dos recursos necessários paras as obras da região no orçamento da união, além da parceria da prefeitura e o Dnit.

















































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