Senar é exemplo de eficiência em SC

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), vinculado à Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), é um exemplo de eficiência e produtividade. Somente no ano passado, capacitou gratuitamente 207 mil produtores rurais em 6.996 eventos realizados nas microrregiões catarinenses. Nesse período, o número de participantes cresceu 6,7%, e o de ações 17,8%, de acordo com relatório apresentado pelo presidente do Conselho de Administração, José Zeferino Pedrozo, e pelo superintendente Gilmar Zanluchi.

O Senar investiu em 2010 cerca de R$ 12 milhões para desenvolver planos de trabalho nas áreas de formação profissional rural, promoção social, gestão de recursos humanos e outras atividades. Para atingir as metas, realizou eventos em mais de 95% do território catarinense.

O Senar atua em todo o território catarinense com apenas 23 funcionários e sete supervisores regionais. Apesar disso, o nível de eficiência é notório, pois entre os 176.740 participantes das ações de formação profissional rural e de promoção social, o índice de aprovação foi de 98,4%. A evasão foi de apenas 1,4% e a reprovação ficou em 0,14%.

Os recursos financeiros do Senar advêm de três fontes principais: a contribuição dos produtores rurais pessoas físicas (0,20%) e das pessoas jurídicas (0,25%) sobre a venda da produção agropecuária, 2,5% sobre a folha de pagamento das entidades do agronegócio e da atividade agrária das empresas agroindustriais e, ainda, o equivalente a 21% do valor de referência regional para cada módulo fiscal atribuído a imóveis rurais.

Anterior

Projeto Terra Boa beneficia agricultores catarinenses

Próximo

Câmara vota cassação de vereadores hoje

Deixe seu comentário