Áudios com supostas ameaças geram pânico e suspeito é encaminhado para a delegacia |
Santa Catarina inicia aplicação das provas do Saeb nas escolas estaduais
 
                                                                    Os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das escolas estaduais de Santa Catarina estão realizando as provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) nesta semana, cujos resultados serão utilizados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para incentivar a participação dos estudantes, o Governo do Estado, por meio da SED (Secretaria de Estado da Educação), criou o Prêmio Reconhecer para premiar as 85 escolas com melhor desempenho no Índice.
“Esta é mais uma ação capitaneada pelo nosso governador Jorginho Mello em prol da educação catarinense. Com certeza, será uma motivação a mais para que toda a comunidade escolar esteja mais envolvida com o Ideb e tenhamos o resultado que Santa Catarina merece. Com o Qualifica SC, do movimento Educação Levada a Sério, realizamos diversas iniciativas neste sentido para promover uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
O Prêmio Reconhecer busca promover uma mobilização estadual em torno da aprendizagem para fortalecer o engajamento das escolas e consolidar uma cultura educacional voltada à melhoria contínua. Somados, os investimentos na premiação chegam a R$ 1,2 milhão.
Os valores destinados às escolas premiadas poderão ser investidos em ações pedagógicas, infraestrutura escolar, tecnologia educacional e projetos de protagonismo estudantil, considerando a necessidade da unidade. Cada uma deve planejar e direcionar os recursos de acordo com suas demandas prioritárias, fortalecendo o compromisso coletivo com a qualidade da educação e ampliando o impacto transformador da premiação no cotidiano escolar.
A premiação será organizada em três categorias de classificação: anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As unidades também serão classificadas em três grupos: “Escolas Destaques”, “Evolução de Desempenho” e “Reconhecimento de Participação”. Para cada segmento, serão analisados os resultados do Ideb dos dois últimos intervalos aplicados (2023 e 2025), a fim de premiar as escolas que obtiverem o melhor desempenho em cada categoria estabelecida.
Vale destacar que, ao longo do segundo semestre, a Secretaria de Estado da Educação realizou três simulados para que os alunos chegassem mais preparados para as provas, focando na familiarização de mais de 128 mil estudantes com o formato, tempo de execução e tipos de questões. Além disso, foi possível diagnosticar a situação da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto aquelas que necessitavam de aprimoramento.
SAEB
O Saeb avalia os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com os Estados e municípios, a cada dois anos e permite um diagnóstico da educação básica. As médias dos resultados da prova são utilizadas para o cálculo do Ideb.
Ascom SED
 
                                    
                                Mais sobre:
 
             
                     
                                                                                 
                                                                                




 
                         
                         
                         
                        
Deixe seu comentário