REGIÃO

Samu capacita 34 condutores socorristas do Extremo Oeste

Samu capacita 34 condutores socorristas do Extremo Oeste
Divulgação Fahece

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santa Catarina capacitou 34 condutores socorristas das USA (Unidades de Suporte Avançado) e do transporte Inter-Hospitalar em Chapecó, nos dias 4 e 5 de fevereiro.

O treinamento prático foi realizado no Parque de Exposições Valmor Lunardi – Efapi, e envolveu profissionais da macrorregião do Extremo Oeste catarinense. A capacitação teve aulas práticas em percurso de simulação realística, orientação do Codetran de Itajaí e teste de percepção alcoólica e uso de substâncias ilícitas, com a utilização de óculos simuladores.

“A capacitação faz diferença na rotina e reforça que a prioridade é a segurança e não a velocidade. O treinamento revisa normas de sinalização, apresenta situações reais que podem surgir no deslocamento e orienta técnicas de condução que garantem a chegada segura da equipe para realizar um atendimento de qualidade à vítima”, explica o condutor socorrista Douglas Gandolfi, do Samu de Chapecó.

O condutor de ambulância exerce papel estratégico no atendimento pré-hospitalar, atuando de forma integrada à equipe e contribuindo diretamente para o desfecho clínico do paciente. O evento encerra o ciclo de capacitações realizadas pelo SAMU para os condutores socorristas de todo o Estado, reforçando o compromisso com a segurança, a qualificação profissional e a excelência no atendimento à população.

“A capacitação dos condutores socorristas é parte fundamental do treinamento das nossas equipes, garantindo um atendimento qualificado aos pacientes e mais segurança no deslocamento durante as ocorrências. Investir na formação contínua desses profissionais reflete diretamente na eficiência do serviço e na preservação de vidas”, afirma a diretora-geral do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira.

A macrorregião do Extremo Oeste possui sete Unidades de Suporte Avançado, incluindo quatro USA, dois serviços inter-hospitalares e um aeromédico. As bases operacionais estão localizadas em Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, alcançando 79 municípios. Somente em 2025, o Samu registrou mais de quatro mil ocorrências na região.



Ascom - Andréa da Luz / Analista de Comunicação

Samu capacita 34 condutores socorristas do Extremo Oeste Anterior

Samu capacita 34 condutores socorristas do Extremo Oeste

Município realizará Audiências Públicas no próximo dia 19 Próximo

Município realizará Audiências Públicas no próximo dia 19

Deixe seu comentário