Natal Solidário beneficia mais de 700 crianças em São Miguel do Oeste |
Qualidade de Vida e a prática de exercícios físicos
Profissionais lembram que o ideal é manter atividades ao menos duas vezes por semana, com duração de 20 a 60 minutos
Os motivos que levam as pessoas a prática de atividades físicas são vários: visual estético, recomendação médica ou apenas a busca por uma melhor qualidade de vida. O estresse da vida urbana, a correria do dia-a-dia, as questões ligadas ao sedentarismo e a má alimentação fazem com que a prática de atividades físicas seja cada vez mais valorizada nos dias atuais. O fato é que o hábito de não se exercitar regularmente está associado em grande parte a doenças crônicas não-transmissíveis, que matam nada menos que 33 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Entre os males relacionados ao sedentarismo estão as doenças cardiovasculares e o câncer, as duas maiores causas de morte no Brasil, por motivos de saúde, de acordo com o Ministério da Saúde.
A prática de atividades físicas é fundamental para contribuir positivamente no bom funcionamento do corpo, melhorando a saúde, aumentando a disposição e ajudando no controle do estresse. A prática habitual de exercícios envolve, ainda, a possibilidade de inclusão social, interferindo no humor do praticante, além de proporcionar prazer, ou por ser divertida ou por provocar a produção de hormônios de efeito agradável.
Exercício x Saúde
De acordo, com o profissional de Educação Física, Venderlei Rosa, os atletas de final de semana, devem manter atividades físicas, ao menos duas vezes. Ele destaca que, os exercícios podem ser caminhadas, alongamento, musculação, entre muitas outras opções. Segundo ele, há alguns anos os profissionais exigiam avaliação médica antes da prática esportiva, para pessoas a cima de 40 anos. Venderlei lembra que hoje, a avaliação é exigida para pessoas a cima de 30 ou até menos, dependendo de casos de Cardiopatia diagnosticados na família. .
O profissional acrescenta que, o ideal é realizar exercícios físicos ao menos cinco vezes por semana, com duração de 20 a 60 minutos por dia, para evitar o sedentarismo. Venderlei ressalta que o sedentarismo causa diversos problemas à saúde, como obesidade, envelhecimento precoce, perda da capacidade motora, diabetes, pressão alta, problemas digestivo e de concentração.
O desportista salienta que, o profissional de Educação Física, não é autorizado a receitar dieta alimentar as pessoas, mas sim oferecer dicas sobre uma alimentação saudável, assim como também alertar sobre o que se deve manter nas refeições, como a presença de carboidratos, vitaminas, gorduras, proteinas e nutrientes.
Mais sobre:









Deixe seu comentário