Projeto é selecionado para etapa nacional

Para a alegria e orgulho da comunidade escolar da E.E.B. Adolfo Silveira de Paraíso, o projeto "Água - Flor da Vida", foi classificado e apresentado na etapa estadual da V CNIJMA (V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente), com o tema Vamos Cuidar do Brasil - Cuidando das Águas.
Participam desta conferência alunos de 11 a 14 anos do Ensino Fundamental - anos finais. A primeira etapa - fase escolar - aconteceu em março na escola, onde foram elaborados projetos de ação, considerando as diferentes relações da água com o saneamento básico, doenças, lixo, demanda, qualidade e quantidade de água no planeta, entre outros. Nesta etapa, os alunos votaram e escolheram o projeto "Água: A Flor da Vida", que já está em andamento na Unidade Escolar desde 2011, e tem por objetivo sensibilizar a população de Paraíso, sobre a necessidade de cuidar do Rio das Flores, desenvolvendo ações práticas de recuperação e revitalização do rio, já que é deste rio que é captada a água pela Casan, que é tratada e distribuída para toda a cidade, bem como, motivar a comunidade escolar e local para que outras atividades paralelas de educação ambiental se desenvolvam. Ainda foi escolhido o aluno Gabriel Kauê Konzen do 8º ano matutino para ser delegado e representar a escola na fase regional.
No dia 19 de abril, aconteceu a etapa regional da Conferência, envolvendo sete municípios de abrangência, com 15 escolas inscritas, e o projeto "Água: A Flor da Vida" foi escolhido para ser apresentado na fase estadual, juntamente com o projeto da E.E.B. Guilherme Missen. Na fase estadual, foram apresentados 122 projetos de todas as regionais do estado. O evento aconteceu do dia 7 a 9 de maio, na cidade de Laguna. Dos 122 projetos, a E.E.B. Adolfo Silveira, através do delegado Gabriel está entre os 19 projetos que serão representados na etapa nacional da V CNIJMA, que acontecerá em Brasília, nos dias 15 a 19 de junho de 2018.
"Se estamos sendo premiados é pelo conjunto que formamos como educadores, juntos, com a família estabelecemos parceria com a comunidade. Isso me faz acreditar que a educação ainda nos dá esperança que um mundo melhor é possível, se cuidarmos do espaço onde vivemos", afirma a diretora Cleudete Schuster. A professora Dilse Garlet, coordenadora da Conferência - fase escolar, reforça que as ações propostas no projeto são de extrema importância, uma vez que direta ou indiretamente toda a população do município depende do Rio das Flores, então ele merece muito cuidado. "Acreditamos que dar continuidade ao projeto "Água - A Flor da Vida" é muito importante, já que muitas ações propostas deram certo e tem impactado positivamente a toda a comunidade local e tem servido de referência a nível regional. Ficamos muito felizes com o reconhecimento deste trabalho", garante a educadora.
A E.E.B. Adolfo Silveira agradece aos professores, que estão ou estiveram mais diretamente envolvidos, a professora Dilse Brancher Garlet pela coordenação técnica e pedagógica do projeto, ao professor Ari Baldin pela coordenação prática das ações, especialmente na estufa escolar, que com as serventes monitora a produção de diferentes culturas, juntamente com diferentes turmas de alunos que trabalham no projeto, comunidade local, ribeirinhos e parceiros do projeto, especialmente o Sicoob e a Epagri, Poder público Municipal (Executivo - secretarias e Legislativo). Da mesma forma a escola parabeniza e agradece a disponibilidade e empenho do aluno Gabriel Kauê Konzen e dos pais, Clades e Gilmar Konzen, que apoiaram e motivaram o filho até esta grande conquista.










Mais sobre:
Deixe seu comentário