SMOESTE

Projeto dá nome de Iracema Berti para ESF do São Luiz

Projeto dá nome de Iracema Berti para ESF do São Luiz
Reprodução

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, dia 8, o Projeto de Lei 56/2021, de autoria de Moacir Fiorini (MDB), que denomina de "Iracema Berti" a ESF (Estratégia Saúde da Família) do Bairro São Luiz, localizada na Rua John Kennedy. A homenageada nasceu em Gramado/RS em 20 de setembro de 1937. Casou-se com Manoel Levino Berti, com quem teve nove filhos, 20 netos e 19 bisnetos.

Em 1956, com 19 anos, Iracema mudou-se para São Miguel do Oeste, residindo com seus pais próximo ao Estádio do Guarani. Após o casamento, residiram na Linha Canela Gaúcha, onde nasceram alguns de seus filhos; após alguns anos, Dona Iracema e família voltaram para São Miguel do Oeste.

Com as vendas das madeiras em Guaraciaba a família conseguiu comprar a chácara, que hoje é localizada no Bairro São Luiz. Com a formação do Bairro São Jorge, o local habitado pela família passou a pertencer à nova igreja; sendo assim, Iracema se tornou a primeira sócia-fundadora da sede católica do Bairro São Jorge.

Dona Iracema, como sempre, foi muito prestativa à comunidade, e nela realizou festas para arrecadar fundos para a construção da igreja, na qual foi a segunda associada. Abriu grupos de catequeses e grupos de idosos, nos quais foi voluntária por mais de 35 anos. Em 1997, juntamente com mais 56 sócios, fundou o grupo de idosos do Bairro São Luiz, sendo presidente do grupo. Em 2004 foi eleita a primeira princesa do grupo de idosos.

O projeto dando nome ao ESF foi aprovado em primeiro turno em sessão por videoconferência, e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção.


Pfizer testará vacina em grupo de crianças Anterior

Pfizer testará vacina em grupo de crianças

Registrada posse de drogas e arma em Descanso Próximo

Registrada posse de drogas e arma em Descanso

Deixe seu comentário