Servidores públicos de SC receberão segunda metade do 13º salário no dia 19 |
Programa Novos Caminhos formará 32 jovens na próxima quarta-feira
O Programa Novos Caminhos realiza, na próxima quarta-feira, dia 26, às 17h, no auditório do Sicoob, a formatura de 32 jovens que vivem em serviços de acolhimento do Extremo Oeste. A cerimônia marcará a conclusão de mais uma etapa de formação cidadã e profissional, resultado de uma iniciativa que tem transformado realidades em toda Santa Catarina.
Durante o evento, também serão entregues os certificados de Empresa Amiga, destinados às organizações que apoiam os serviços de acolhimento com ações e doações, e de Empresa Cidadã, voltados às empresas que oferecem oportunidades de emprego, estágio ou aprendizagem aos jovens do programa. Pessoas voluntárias que contribuem com oficinas, atividades formativas e apoio contínuo também serão homenageadas.
Criado para garantir saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, o Programa Novos Caminhos atende pessoas que vivem temporariamente em serviços de acolhimento, encaminhadas pela Justiça em razão de medidas protetivas. Muitos enfrentaram situações como violência doméstica, perda dos pais ou abandono — e encontram no programa uma possibilidade concreta de reconstrução.
O Programa oferece acompanhamento educativo, cursos de qualificação, apoio socioemocional e inserção no mercado de trabalho, preparando os jovens para a autonomia ao atingirem a maioridade. Como, ao completar 18 anos, eles precisam deixar o acolhimento institucional, a formação profissional e o acesso ao emprego se tornam essenciais para garantir condições dignas de vida.
Resultados que fortalecem oportunidades
Em 12 anos de atuação, o Novos Caminhos já atendeu 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens em Santa Catarina. O programa viabilizou 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos de qualificação, com formações em áreas como informática, robótica, conserto de eletrônicos, costura, marketing e logística.
Outro dado de destaque são os dois mil encaminhamentos ao mercado de trabalho, incluindo vagas formais, estágios e programas de aprendizagem industrial, combinando formação técnica e prática profissional.
Ascom
Mais sobre:






Deixe seu comentário