Programa “Fale com o Prefeito” terá nova data de atendimento em abril |
PMA forma duas novas turmas de Protetores Ambientais
Iniciativa inédita atendeu crianças de três municípios da fronteira
O 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste, formou duas novas turmas do Programa Protetor Ambiental. As solenidades aconteceram no dia 16 e 17 de dezembro, em Barracão/PR e São José do Cedro. Conforme o comandante, tenente Sadiomar Dezordi, o Programa Protetor Ambiental é realizado desde 1999 no Estado de Santa Catarina, onde é coordenado pela Policia Militar Ambiental e, desenvolvido por instrutores profissionais voluntários da área ambiental, contando sempre com patrocinadores para viabilizar sua execução.
Os Programas da Fronteira e de São José do Cedro tiveram início em meados de 2009 e, contaram com a carga horária de 120 horas/aulas, além de diversas atividades práticas a campo, como trilhas ecológicas, acampamentos, viagens de estudos, seminários, palestras, dentre outros eventos. Com destaque, a realização da 1ª Eco-Fronteira em Dionísio Cerqueira e a 1ª e 2ª Eco-Cedro em São José do Cedro, referentes a exposição de trabalhos ligados à temática ambiental. "Das temáticas abordadas, destacaram-se o estudo da biodiversidade florestal e da fauna, a ênfase nos ecossistemas regionais, a agrofloresta, nossos recursos hídricos, o solo, a agroecologia, os impactos ambientais, o licenciamento ambiental, os agrotóxicos, e a gestão de diversos tipos de resíduos da atividade humana", explica.
Segundo Dezordi, vale destacar os moldes do Programa Protetor Ambiental da Fronteira, pois se trata de iniciativa inédita, contemplando alunos dos municípios de Dionísio Cerqueira/SC, Barracão e Bom Jesus do Sul, no Estado do Paraná. "O programa na fronteira teve importante apoio do Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional e Municipalidade de Dionísio Cerqueira; bem como do Consórcio Intermunicipal da Fronteira e das Municipalidades de Barracão e Bom Jesus do Sul/PR", enfatiza.
Durante as solenidades, foram entregues certificados de conclusão de curso aos alunos dos programas, DVDs contendo fotos e vídeos das atividades dos cursos, bem como premiação aos alunos de melhor aproveitamento e de maior participação. Como forma de materializar o reconhecimento pelas ações em prol dos Programas Protetor Ambiental da Fronteira e de São Jose do Cedro, foram prestadas singelas homenagens através da entrega do Certificado Amigo Protetor Ambiental às autoridades que de forma incondicional apoiaram os programas.
Mais sobre:









Deixe seu comentário