Realizada Operação Desmos voltada ao combate ao crime organizado |
Parlamento Jovem inicia com posse de deputados e eleição da mesa diretora
Uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, dia 8, no Plenário da Assembleia Legislativa, marcou o início da 35ª edição do Programa Parlamento Jovem. Na ocasião, foram empossados os 40 estudantes participantes, que representam oito escolas de diferentes regiões de Santa Catarina, e realizada a eleição da Mesa Diretora.
Promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o programa é voltado a estudantes do Ensino Médio, com até 21 anos, matriculados nas redes pública e privada de ensino.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre política, democracia e o funcionamento do Poder Legislativo.
Programação inclui oficinas e vivência parlamentar
Na abertura, o diretor da Escola do Legislativo, Alexandre Lencina Fagundes, deu as boas-vindas aos participantes, representando o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), e o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB). Ele afirmou que o objetivo do programa, que é realizado a cada semestre no Parlamento estadual, é proporcionar aos estudantes a vivência da atividade parlamentar.
Para isto, ao longo de cinco dias os estudantes terão acesso a oficinas e palestras sobre temas como oratória, transparência na administração pública e processo legislativo. A programação também inclui capacitação para a elaboração de propostas legislativas, pareceres e votos, além da participação em reuniões de comissões e sessão plenária.
Todas as atividades são acompanhadas pela equipe da Escola do Legislativo, responsável pela orientação dos estudantes durante o desenvolvimento do programa.
Ao final, Fagundes ressaltou a importância de os participantes compartilharem os conhecimentos e experiências adquiridos ao longo do programa, contribuindo para ampliar a compreensão sobre o papel do Poder Legislativo e para o fortalecimento da democracia.
O ato também contou com a participação de representantes das gestões municipais e das escolas envolvidas no programa.
O vice-prefeito de Belmonte, Cleonir Luiz Piton, falou da importância da inclusão dos jovens na política e destacou o papel da Assembleia Legislativa como espaço de representação dos municípios e de aproximação com a sociedade. Ele também instou os jovens a aproveitarem o programa como uma oportunidade para uma eventual carreira política.
Já a professora Aline Andressa Soares Veiga Petry, da Escola de Educação Básica Professor Francisco Brasinha Dias, de Belmonte, afirmou que o Parlamento Jovem fortalece a cidadania ao aproximar os estudantes das instituições democráticas, permitindo que compreendam na prática o funcionamento do processo legislativo e o impacto das decisões políticas na sociedade.
Eleição da Mesa Diretora
Ainda durante a manhã, foi realizada a votação para composição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Laís Leite Hadlich, de 18 anos, da EEB Padre José Maurício, foi eleita presidente do colegiado. A estudante, que representa o PVE (Partido Vale Europeu), destacou a importância da iniciativa para a formação política dos jovens catarinenses.
A Mesa Diretora também é composta:
1ª vice-presidente Maria Cecília Moraes Aranha, de Curitibanos (Partido pela Humanidade – PPH);
2ª vice-presidente Cauã Steinert Machado, de Jaraguá do Sul (Partido Força Jovem – PFJ);
1º secretário João Gabriel Villa Groto, de Belmonte (Partido Brasinha Dias – PBD);
2º secretário Pedro Augusto dos Passos, de Mafra (Movimento Progressista Catarinense – MPC);
3ª secretária Vitória Maria de Lima Rosa Neves, de Tijucas (Partido Futuro Cidadão – PFC);
4º secretário Raul Ghisleri Ramos, de Nova Veneza (Partido do Abílio Vanguarda – PAV);
suplente Julia Oliveira Vieira, de Lages (Partido Sensorial Sustentável do Rosário – PSSR).
Escolas participantes
Escola Maria Imaculada, de Curitibanos – região Meio Oeste
EEB Cruz e Sousa, de Tijucas – região Grande Florianópolis
EEB Padre José Maurício, de Blumenau – região Vale do Itajaí
EEB Abílio César Borges, de Nova Veneza – região Sul
EEB Professora Maria Lucia Feres, de Mafra – região Planalto Norte
EEB Professor Francisco Brasinha Dias, de Belmonte – região Oeste
EEB Professor José Duarte Magalhães, de Jaraguá do Sul – região Norte
EEB Nossa Senhora do Rosário, de Lages – região Planalto Serrano
Deputados jovens
Amanda Gabrielly Raiski Penteado
Amanda Vitória de Arruda
Ana Beatriz Trombin Padilha
Ana Clara Borella dos Santos
Andersson Luciano Fritzen de Sousa
Anelise Baum
Angelina Guetten Pereira
Arthur Cesar Roweder
Camila Lais Kuss Duarte
Cauã Steinert Machado
Heron Gabriel Maurício Massaneiro
Heloísa Krehnke
Isadora Araújo Machado
Jaqueline Luara Formagini
João Gabriel Villa Groto
João Luccas M. Generoso
João Vitor de Oliveira Maciel
João Vitor Lissak
José Otavio Rocha
Julia Gabriela Savio
Julia Oliveira Vieira
Julia Sozio Machado
Karen Cristina Liz Arruda
Laís Leite Hadlich
Lauane Rudolf Loures
Luísa Alves da Cruz
Maria Cecília Moraes Aranha
Mateus Alex de Oliveira
Murilo Hermann
Nathalia Rayanna Batista Belo
Nicolas Alves Frassetto
Nicolly Coelho Grossklas
Pablo Lopes Simões
Pedro Demeneck Remor
Pietro da Silva Silvério
Raíssa Milanez Mezari
Raul Ghisleri Ramos
Ryann Fontana
Samuel Deola
Vanessa Luiza Volpatto.
Agência AL
Mais sobre:






Deixe seu comentário