Novidades marcam Show Agrícola 2011

Novidades marcam Show Agrícola 2011
Folha do Oeste

Palma Sola sediou mais uma vez o evento agrícola que já figura entre um dos maiores do Estado e também do país

Pela 12ª vez, a família Crestani organizou o “Show Agrícola”, um dos mais grandiosos eventos agrícolas do Brasil, preparado inteiramente por uma empresa particular.
Com o tema pautado na sustentabilidade, o Show Agrícola 2011 iniciou nesta quarta-feira, dia 30 de março. Diversas autoridades políticas, além de presidentes de bancos, diretores de empresas e um vasto púbico de visitantes acompanharam a abertura oficial do show.
Conforme a diretora de marketing do evento, Claudia Crestani, a escolha do tema nesta edição visa destacar que é possível aliar o crescimento agrícola sem agredir o meio ambiente. Ela enfatiza que um dos objetivos do Show Agrícola 2011 foi demonstrar que o progresso na agricultura pode andar junto com a sustentabilidade.
Embasado em questões ecologicamente corretas, uma das novidades do evento foram as oficinas de reciclagem realizadas pela Epagri, onde foi possível propor aos agricultores modelos artesanais com produtos reciclados.
A pecuária leiteira também teve destaque no evento, já que foi realizada a 1ª Amostra da Terneira, quando foram demonstradas terneiras pré-selecionadas com o propósito de avaliar a qualidade do animal e a produção de leite. Também relacionada à produção de leite, o Show Agrícola apresentou uma sala de ordenha, onde foram demonstradas novidades do setor, como melhor manejo, higienização do ambiente e armazenamento do produto.

ABERTURA
Mesmo com chuva, centenas de populares vindos de várias cidades do extremo oeste catarinense e sudoeste do Paraná acompanharam a abertura oficial do Show Agrícola 2011, no pavilhão central da feira. Apesar do convite, o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Rodrigues e o governador Raimundo Colombo, na ocasião representado pelo secretário regional da SDR de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté, não se fizeram presentes. Conforme Berté, devido à agenda lotada, o governador ficou impossibilitado de participar.
Em nome de Colombo, o secretário regional foi um dos primeiros a se pronunciar no ato da abertura. Ele destacou a importância da iniciativa privada e o papel fundamental no processo do desenvolvimento regional. “Um evento que é 100% organizado pela iniciativa privada graças à vontade, determinação e coordenação da família Crestani e que possibilita, a todos, dias de conhecimento e experiência”, disse.
O prefeito de Palma Sola, Claudiomar Crestani, que realizou o primeiro Show Agrícola, em 1999, declarou a abertura oficial do evento. Em discurso, Claudiomar disse estar orgulhoso de realizar pelo 12º ano o Show Agrícola, evento que, segundo ele, tem grande importância para o município e para a região. “Com muito orgulho, podemos falar que há 12 anos, quando iniciamos a primeira edição, ainda lembro muito bem do trabalho que fizemos, não sabia se daria certo, mas ‘a coisa’, de ano a ano, foi tomando proporções e hoje tenho orgulho de dizer que é a maior feira agrícola particular do Brasil”, destacou.
Durante o protocolo de abertura do show, um instante de silêncio em memória ao ex-vice-presidente José Alencar, que faleceu na última terça-feira, dia 29, em São Paulo, foi solicitado aos presentes. 

RECORDE
A organização do evento, que encerra hoje, dia 2, contabiliza a visita de cerca de 60 mil pessoas nos quatro dias de feira. “Nossa expectativa era de que 10 mil pessoas a mais passassem pelo parque em relação ao ano anterior. Isso gera muitos empregos indiretos no evento e no município” ressalta a diretora de marketing Claudia. No ano passado, a cifra movimentada girou em torno de R$ 30 milhões, valor que deve ser superado neste ano.
Neste sábado, último dia de programação do Show Agrícola, deve ser realizada a palestra que encerra as atividades, cujo tema diz respeito à agricultura de precisão com o palestrante, engenheiro agrônomo Mestre Luciano Nazarini.
Segundo Cláudia, ainda neste mês serão definidas as datas para a realização do vento no ano que vem.

Pé de soja gigante
Uma das atrações que chamou a atenção de muitos na 12ª edição do Show Agrícola foi a exposição do pé de soja que concorre ao título de maior do mundo. A planta está em processo de tramitação para o Guiness Book, e já é considerado o maior pé de soja do país pelo Ranking Brasil (www.rankbrasil.com.br).
O suposto maior pé de soja do mundo possui 13.904 vagens, tem aproximadamente 2,50 metros e é oriundo de uma semente comercial normal, a Monsoy 8925, da Monsanto. Foi cultivado por Nelson Roque Kappes, agricultor que reside no município de Santa Carmem (MT).

Mais de 200 mil formulários enviados à Anvisa Anterior

Mais de 200 mil formulários enviados à Anvisa

Próximo

Licitação define construção da Apae

Deixe seu comentário