PROGRAMAÇÃO

Noite Literária promovida pela Unoesc é marcada por reflexão sobre a leitura

Noite Literária promovida pela Unoesc é marcada por reflexão sobre a leitura
Divulgação Unoesc

Nesta terça-feira, dia 23, a Unoesc São Miguel do Oeste realizou a Noite Literária, evento que reuniu estudantes, professores, escritores e comunidade em geral para celebrar o Dia Mundial do Livro e promover reflexões sobre a importância da leitura na formação profissional e pessoal.
A Noite Literária iniciou com uma mesa redonda abordando o tema “Leitura na formação profissional e pessoal: desafios e oportunidades”. A atividade foi mediada pela professora da Unoesc, doutora Eliandra Mirlei Rossi, e contou com a participação da também professora da Unoesc, doutora Dilva Bertoldi Benvenutti, a psicopedagoga e presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste, Maria Inez Frozza dos Santos, e a professora da rede estadual de ensino, Nilma Lutz.
Durante a mesa redonda, foram discutidos temas relevantes relacionados à importância da leitura no desenvolvimento pessoal e profissional, bem como estratégias para incentivar a leitura em diferentes contextos. As apresentações foram marcadas por reflexões profundas e trocas enriquecedoras de ideias, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora e inspiradora.
O segundo ato da Noite Literária também foi marcado pelo lançamento de duas obras literárias de autores locais: “Vila Oeste, uma história de bravura e pioneirismo”, do escritor Ageu Vieira, e “EuGênia”, da escritora Cleuza Lazarotto. A presença da Associação dos Escritores de São Miguel do Oeste e a exposição de obras literárias de autores regionais, no foyer do Centro Cultural, enriqueceram ainda mais o evento.
A diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, destaca que o objetivo do evento foi promover o incentivo à leitura, ao desenvolvimento à criatividade, integração social e fomento à reflexão crítica, no intuito de enriquecer a experiência educacional dos participantes e contribuir para a formação humana, profissional e intelectual da comunidade universitária como um todo.
“O avanço das tecnologias facilitou o acesso à leitura de diversos tipos. O que antes era restrito apenas às bibliotecas, em livros impressos e na maioria das vezes em poucos exemplares, hoje é encontrado em uma diversidade de materiais de leitura, desde livros digitais a artigos on-line, permitindo que os leitores explorem uma variedade de temas e gêneros. Por outro lado, essa mesma tecnologia que facilita o acesso à leitura, por vezes pode ser a grande vilã, pois dispositivos eletrônicos podem oferecer uma infinidade de distrações, como redes sociais, jogos e notificações de mensagens, que podem desviar a atenção do ato de leitura”, ressalta Eliandra.
O sucesso da Noite Literária reflete o compromisso da Unoesc São Miguel do Oeste com a promoção da cultura, da educação e do desenvolvimento regional. A Universidade reafirma seu papel como agente transformador na comunidade, proporcionando espaços de reflexão e aprendizado que contribuem para a formação integral de seus estudantes e para o enriquecimento cultural da região.



Ascom Unoesc  

Secretaria solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação Anterior

Secretaria solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação

Alesc vai promover sessões itinerantes em diferentes regiões Próximo

Alesc vai promover sessões itinerantes em diferentes regiões

Deixe seu comentário