LEGISLATIVO

Moção pede instalação de contêineres para descarte de lixo na Escola Alberico Azevedo

Moção pede instalação de contêineres para descarte de lixo na Escola Alberico Azevedo
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A vereadora Cris Zanatta (PSDB) apresentou a Moção de Apelo 41/2025, que solicita à Administração Municipal que providencie a instalação permanente de contêineres adequados para o descarte de resíduos orgânicos, recicláveis e eletrônicos junto à Escola de Educação Básica Alberico Azevedo, no Bairro São Jorge.

A vereadora justifica que a escola está desenvolvendo o projeto ambiental “Eco Lixo: repensando nossas ações”, no âmbito da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que envolve diretamente estudantes, educadores, famílias e a comunidade. “Trata-se de uma ação contínua, que ultrapassa os muros da escola e inspira mudanças de hábitos sustentáveis no cotidiano da população local”, aponta a vereadora. A parlamentar destaca que o projeto promove a conscientização sobre o descarte correto de resíduos.

Conforme a vereadora, a escola está participando com os estudantes João Antonio de Marco Cauduro e Ana Flávia Cenatti Von Dentz, representantes e delegados das turmas 801 e 802 do Ensino Fundamental Anos Finais, e com a participação efetiva dos professores orientadores do projeto, Daniela Gava Mileski e Caroline Ramos Barros Dalcin. Conta, ainda, com o apoio do supervisor escolar Juliano André Deotti da Silva, da diretora Kassiê Talita Wandscheer, assessor de direção Edson Marcelo Stadlerque, e de toda a equipe pedagógica, que têm se dedicado à orientação, acompanhamento e incentivo às práticas sustentáveis da comunidade escolar.

Conforme Cris Zanatta, no dia 22 de maio, acontecerá o "Dia D" do projeto, com mobilizações práticas de coleta e educação ambiental, reunindo alunos, professores, pais e moradores do bairro. “No entanto, para que essa iniciativa tenha continuidade e impacto duradouro, é necessária uma estrutura adequada para o armazenamento e destinação dos resíduos recolhidos, de forma segura e responsável”, acrescenta.

“Apoiar essa iniciativa é investir na formação de cidadãos conscientes, ativos e comprometidos com o meio ambiente e o bem-estar coletivo”, conclui. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.




Câmara de Vereadores

Câmara aprova declaração de utilidade pública para Capoesmo Anterior

Câmara aprova declaração de utilidade pública para Capoesmo

Neuza Back, árbitra catarinense de futebol, receberá homenagem da Alesc Próximo

Neuza Back, árbitra catarinense de futebol, receberá homenagem da Alesc

Deixe seu comentário