SÃO MIGUEL DO OESTE

Mário Cilião de Araújo e Cleusa Dal Magro Cilião de Araújo recebem título de cidadãos honorários

Mário Cilião de Araújo e Cleusa Dal Magro Cilião de Araújo recebem título de cidadãos honorários
Julio Tiezerini/Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste realizou nesta quarta-feira, dia 18, uma sessão solene para a concessão do título de Cidadão Honorário do Município de São Miguel do Oeste ao casal Mário Cilião de Araújo e Cleusa Dal Magro Cilião de Araújo. A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Drumm e reuniu familiares, amigos da família e membros de clubes de serviço.

O proponente da homenagem, vereador Paulo Drumm (União), destacou que a concessão do título de Cidadão Honorário é uma forma de São Miguel do Oeste dizer “Nós sentimos muita honra que vocês fazem parte da nossa cidade, da nossa terra”. “Muito obrigado por tudo o que prestaram à nossa cidade, à nossa gente, às nossas pessoas, e que Deus conserve e dê saúde para muito mais tempo continuar o trabalho com nossas entidades, ajudando o povo de São Miguel do Oeste”, declarou.

Nos depoimentos de familiares e de amigos dos homenageados foi destaque a trajetória dos homenageados, sua atuação profissional e seu envolvimento na comunidade, especialmente em clubes de serviço.

Mário Cilião de Araújo é natural de Londrina – Paraná, é advogado e atua em São Miguel do Oeste desde a década de 1960. Foi vereador e presidente da Câmara de São Miguel, deputado estadual na Alesc, secretário de Justiça do Estado de Santa Catarina, e é membro do Lions Clube São Miguel do Oeste há mais de 50 anos.

Cleusa Dal Magro Cilião de Araújo é filha de Olímpio Dal Magro, primeiro prefeito de São Miguel; já residia na Vila Oeste, porém quando de seu nascimento, pela falta de médico na cidade, nasceu em Frederico Westphalen – Rio Grande do Sul. É pedagoga, atuou como supervisora escolar, assessora no gabinete do vice-governador e na Secretaria da Justiça, e empresária. É a mais antiga integrante do Lions Clube de São Miguel do Oeste, membra há mais de 50 anos.

Mário e Cleusa receberam, cada um, uma placa representando o título de cidadãos honorários de São Miguel do Oeste.

Ao se manifestar após a homenagem, Cleusa Dal Magro Cilião de Araújo destacou que sempre viveu em São Miguel do Oeste, e que só não nasceu na antiga Vila Oeste por razões alheias à vontade de seus pais. “Hoje, onde meu pai está, deve estar feliz porque ele amava São Miguel, e sempre desejou que eu fosse registrada aqui”, afirmou, ao agradecer o proponente da homenagem e aos demais vereadores.

Cleusa compartilhou o título com as mulheres que, na época da colonização da cidade, sofriam com os enxames de mosquitos em suas casas. “Compartilho com a mulher do campo e da cidade, as migueloestinas de todos os quadrantes, de todos os níveis e de todas as idades. Com as pioneiras, como a minha mãe, e com as que hoje também fazem a grandeza da nossa terra. É com cada uma de vocês que compartilho a magnificência desse momento, e nobreza desse título que me outorgam, a honra e o orgulho de ser migueloestina”, afirmou.

Mário Cilião de Araújo contou que chegou há 60 anos em São Miguel do Oeste, sozinho. “Aqui fiquei, nunca mais saí daqui e, embora sozinho, foi aqui onde me apaixonei por esta terra, por sua gente e pela honrada e digna família que, movido pelo amor e a paixão, passei a integrar”, afirmou. Disse que se sentiu feliz em retornar à Câmara de Vereadores, embora hoje em outro local; e citou nominalmente os demais integrantes da 6ª Legislatura (1972-1976), da qual fez parte, assim como o servidor Attílio Luiz Calza, já falecido, que hoje dá nome ao plenário do Poder Legislativo. Lembrou que na época em que foi vereador não recebia salário, era somente pelo amor à terra. “Havia respeito e amizade, e aqui se lutava pelos interesses de nosso povo”, acrescentou.

O homenageado contou detalhes sobre as campanhas que participou, destacando que a Arena possuía cinco candidatos e o MDB quatro. Cilião disse que se surpreendeu com a população pois ele, candidato pela Arena, recebeu mais votos do que os outros quatro candidatos de seu partido somados, bem como recebeu mais votos do que os quatro candidatos da oposição somados. Destacou que tinha como “padrinhos” o ex-prefeito Olímpio Dal Magro e o ex-vereador Padre Aurélio Canzi. “Agora esse mesmo povo de São Miguel do Oeste me surpreende pela segunda vez, com a bondade do presidente e dos vereadores”, disse, referindo-se ao título recebido e agradecendo a palavra dos demais oradores. Por fim, fez uma homenagem à esposa Cleusa, recebedora do título de Cidadã Honorária juntamente com Cilião.



Câmara de Vereadores

Parlamento aprova 382 proposições legislativas no decorrer de 2024 Anterior

Parlamento aprova 382 proposições legislativas no decorrer de 2024

Maquininhas do Sicredi têm alta de 92,2% em transações durante a Black Friday Próximo

Maquininhas do Sicredi têm alta de 92,2% em transações durante a Black Friday

Deixe seu comentário