Descanso promove roda de conversa sobre dignidade feminina |
Lula e Putin discutem guerra na Ucrânia em nova ligação telefônica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta segunda-feira (18), uma conversa por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com informações do Palácio do Planalto, a ligação teve duração aproximada de 30 minutos e tratou de temas relacionados à guerra na Ucrânia e às negociações internacionais pela paz.
Putin compartilha detalhes de encontro com Trump
Durante a ligação, Putin relatou a Lula os pontos abordados em sua reunião com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na última sexta-feira (15), no Alasca. O encontro discutiu possíveis caminhos para encerrar o conflito que já dura mais de três anos na Europa.
Segundo a nota divulgada pelo governo brasileiro, Putin destacou o papel do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa organizada em parceria com a China para buscar uma saída diplomática para a guerra.
Brasil reforça posição pela solução pacífica
O Planalto informou que Lula agradeceu a ligação e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços de mediação que possam resultar em um cessar-fogo. O presidente brasileiro desejou sucesso às negociações em andamento e ressaltou o compromisso do país em contribuir com alternativas diplomáticas.
A embaixada russa no Brasil também confirmou o teor da conversa e frisou o interesse mútuo em ampliar o diálogo entre os dois países, incluindo a cooperação no âmbito do Brics.
Segunda ligação em menos de 10 dias
Esta foi a segunda conversa telefônica entre Lula e Putin em menos de duas semanas. No dia 9 de agosto, ambos já haviam discutido o cenário da guerra. Apesar das tentativas de intermediação lideradas por Brasil e China, até o momento não houve avanços significativos.
Enquanto isso, Donald Trump deve receber nesta segunda-feira o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outros líderes europeus na Casa Branca, em mais uma rodada de negociações.

Mais sobre:
Deixe seu comentário