Luiz Henrique quer maior divulgação dos candidatos a suplente de senadores

Com a proposta ele espera reduzir as críticas ao funcionamento do sistema político-eleitoral de composição do Senado Federal

Projeto do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) destina trinta por cento do tempo de propaganda dos candidatos ao senado para divulgação (TV e rádio) dos respectivos suplentes. O projeto de lei 361 aguarda votação desde o ano passado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A intenção de Luiz Henrique é ajudar a população a avaliar também o nome do suplente – a grande maioria desconhecida dos eleitores, mas que se elegerá automaticamente com o titular do cargo.

Com a proposta ele espera reduzir as críticas ao funcionamento do sistema político-eleitoral de composição do Senado Federal, especialmente sobre a figura dos suplentes  – hoje reduzidos de dois para um, além de vedada a indicação de parentes dos titulares.

Luiz Henrique adiantou que a medida independe de alteração constitucional. Basta uma alteração na lei geral das eleições (9.504/97). A norma disciplinaria a propaganda eleitoral gratuita (TV e rádio), assim como as inserções realizadas fora do horário eleitoral.

Junto a outras medidas em apreciação no Congresso Nacional destinadas a conferir maior publicidade aos suplentes, ele acredita que sua iniciativa daria “a esta figura pública a legitimidade eleitoral indispensável ao cargo”.

O senador lembrou que o parágrafo 4º do artigo 36 da lei eleitoral já determina que o nome dos candidatos à suplência “deverão constar de modo claro e legível” na propaganda do titulares ao cargo “em tamanho não inferior a dez por cento”.

 

Mulheres participam de capacitação sobre os cuidados com a casa Anterior

Mulheres participam de capacitação sobre os cuidados com a casa

Padre Pedro entrega ao STF 30 mil assinaturas pelo fim dos salários vitalícios Próximo

Padre Pedro entrega ao STF 30 mil assinaturas pelo fim dos salários vitalícios

Deixe seu comentário