Conselho de Administração divulga ciclo de Pré-Assembleias |
Lançamento de livro e sessão especial marcam os 25 anos da Escola do Legislativo
A noite de quarta-feira, dia 19, na Alesc foi marcada pela celebração dos 25 anos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O lançamento de um livro em alusão à data e a realização de uma sessão especial no Plenário Deputado Osni Régis reforçaram a importância da instituição conhecida como braço pedagógico do Parlamento catarinense.
Proponente da sessão e presidente da Escola, o deputado Mauro De Nadal (MDB) destacou o papel da instituição na valorização do Poder Legislativo e no fortalecimento da democracia e da cidadania. Ele ressaltou o crescimento da Escola ao longo dos 25 anos, que deixou de ser apenas um órgão para capacitação dos servidores da Casa para se tornar referência nacional em educação legislativa.
"Esse crescimento é reflexo da modernização do Parlamento", afirmou De Nadal. "Hoje, a Escola alcançou outro patamar, diversificando cada vez mais suas atividades. Ela se tornou essencial ao Parlamento, e isso se deve ao trabalho dos servidores, às instituições parceiras e ao apoio dos deputados."
Florian Augusto Madruga, presidente de honra da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), disse que a Escola da Alesc foi a terceira do gênero a ser instituída no Brasil, inspirou a criação da associação e se tornou referência nacional
"De todas as escolas, é aquela que tem a maior estrutura, tem maior número de programas e que presta mais serviços ao cidadão, atende todo o estado", disse Madruga. "É motivo de júbilo para Santa Catarina ter uma escola como essa, que, além de capacitar servidores, é aberta para todos os cidadãos."
O dirigente lembrou que, no Brasil, são 550 escolas legislativas e de contas. Em Santa Catarina, são 44, o terceiro estado com maior número de escolas do gênero. "A educação legislativa é necessária e fundamental", completou.
Em nome dos homenageados, o gestor do Núcleo de Inclusão e Políticas Públicas da Escola do Legislativo, Paulo Wilpert, ressaltou o orgulho dos colaboradores de fazerem parte da instituição. "Tenho orgulho do trabalho que desenvolvemos em defesa da democracia, pelo exercício pleno da cidadania e pela propagação da educação legislativa", declarou.
A solenidade foi marcada pela entrega de homenagens a colaboradores da Escola e pelo lançamento da moeda comemorativa aos 25 anos, entregue ao comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Reinaldo Calderaro. A banda da corporação se apresentou durante a sessão especial.
Também participou da sessão especial o diretor-geral da Alesc, Leonardo Lorenzetti.
História
A Escola do Legislativo da Alesc foi lançada oficialmente em sessão solene no dia 6 de dezembro de 2000, durante a gestão do deputado Gilmar Knaesel, com o objetivo inicial de qualificar e capacitar os servidores legislativos.
A instituição ampliou sua abrangência, abrindo espaço para eventos externos e, em 2010, ganhou o nome do deputado e professor Lício Mauro da Silveira, em homenagem ao parlamentar que teve envolvimento com a criação da instituição.
Atualmente, a Escola se envolve com centenas de atividades de apoio aos mandatos parlamentares, por meio de parcerias e atendimentos a demandas das comissões técnicas da Alesc. Também promove atividades de qualificação, oferecidas a servidores, estagiários e à comunidade; cursos de ensino à distância; e programas de formação e letramento político para diversos públicos.
Homenageados:
- Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silva, na pessoa de seu presidente, deputado Mauro De Nadal
- Roberto Lamari, presidente da Abel, representada por Carla Evangelista Vieira, que atuou na implantação da Escola
- Florian Augusto Madruga, presidente de honra da Abel
- Laura Andrade Correa, gestora de núcleo da Escola
- Paulo Cesar Wilpert, gestor de núcleo
- Liliane Custódio Knoll, gestora da secretaria acadêmica da Escola
- Marta do Prado, servidora da Escola.
Agência AL
Mais sobre:









Deixe seu comentário