SANTA CATARINA

Lançado programa SCTEC para qualificação gratuita de mão de obra em tecnologia e capacitação em inteligência artificial

Lançado programa SCTEC para qualificação gratuita de mão de obra em tecnologia e capacitação em inteligência artificial
Roberto Zacarias / Secom

O governador Jorginho Mello lançou nesta segunda-feira, dia 8, o SCTEC, o maior programa estadual de qualificação tecnológica e capacitação em inteligência artificial já desenvolvido em Santa Catarina. A iniciativa, totalmente gratuita, reúne trilhas de aprendizagem e ações de empregabilidade voltadas a preparar os catarinenses para as novas exigências do mercado de trabalho e ainda ensina a população em geral a utilizar a IA (Inteligência Artificial). Com investimento de R$ 22,9 milhões, o programa deve impactar mais de 155 mil pessoas ao longo de seu ciclo, incluindo cursos, palestras, jornadas formativas e atividades de conexão com o setor produtivo. A cerimônia de lançamento contou com a presença das demais autoridades parceiras da iniciativa.

Ao anunciar o programa, o governador Jorginho Mello destacou que Santa Catarina quer garantir oportunidades reais aos cidadãos. “Todo mundo se assusta com a Inteligência Artificial, mas temos que assimilar a inovação, o desafio, o que é novo e isso é a cara de Santa Catarina. Com o SCTEC, o nosso estado dá um passo decisivo ao futuro. Essa parceria com o Senai tem credibilidade e vai garantir que o cidadão conheça melhor a IA e acompanhe essa tecnologia. Vai garantir que cada cidadão tenha acesso às oportunidades que a tecnologia traz. Investir em formação e inovação é apostar no potencial catarinense e no fortalecimento da economia. Nosso compromisso é construir um estado onde o talento gera desenvolvimento para todos”, explicou o governador.

Durante a cerimônia, as autoridades reforçaram que o programa atende a um momento decisivo do setor tecnológico catarinense, que cresce acima da média nacional e enfrenta deficit de profissionais qualificados. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, destacou essa necessidade. “Santa Catarina vive um período de expansão muito forte no setor de tecnologia, mas ainda carece de profissionais preparados. O SCTEC é uma resposta direta a esse cenário: democratiza o acesso, amplia oportunidades e fortalece competências essenciais para o presente e o futuro do trabalho”, afirma.

Nesta primeira fase, o SCTEC disponibiliza jornadas de aprendizagem que vão do zero ao avançado e visam impactar mais de 155 mil pessoas em todo o estado. A maior jornada do programa é a “Carreira Tech”, para quem busca seguir um caminho na tecnologia, passando por quatro etapas: despertar, primeiros passos, profissionalizar e aperfeiçoar. Esta jornada visa formar 2.100 profissionais que também receberão mentoria de carreira, inglês para DEVs e ainda participarão das feiras de empregabilidade que aproximam esses talentos das empresas.

Para quem já trabalha como desenvolvedor e quer aprender a programar com IA ainda tem “IA para DEVs”, mais um curso de aperfeiçoamento do “Carreira Tech” com 700 vagas. Para o público em geral, que busca aprender a utilizar ferramentas de IA em seu dia a dia tanto na vida pessoal quanto profissional, serão oferecidas 100 mil vagas na trilha rápida: “IA na Prática”. Todas as trilhas de aprendizagem serão on-line e 100% gratuitas, com aulas ao vivo ou gravadas e certificação do Senai, responsável pela execução do programa.

O presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Gilberto Seleme, diz que a iniciativa amplia as oportunidades de formação em áreas que influenciam diretamente a competitividade do estado. “Estamos abrindo caminhos para que mais catarinenses se qualifiquem em setores decisivos para o futuro da economia. A indústria depende de profissionais preparados para trabalhar com tecnologia e inovação”, pontuou. O diretor regional do Senai/SC, Fabrizio Pereira, afirma que o programa fortalece a conexão entre demandas do setor produtivo e oferta educacional. “Estamos falando de cursos voltados às necessidades reais das empresas. O SCTEC contribui para formar talentos e acelerar a transformação digital em Santa Catarina”, citou.

O presidente da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Diego Brites Ramos, reforçou a importância da iniciativa para o avanço do setor. “O lançamento do SCTEC marca um momento estratégico para a tecnologia em Santa Catarina. Essa é uma resposta concreta aos desafios que enfrentamos para continuar crescendo com competitividade e inclusão”, afirmou o presidente. O vice-presidente de Talentos da Acate, Moacir Antônio Marafon, complementou. “A formação de talentos é hoje uma prioridade absoluta para o segmento. O SCTEC reforça essa agenda com um modelo acessível e conectado às necessidades reais das empresas. É desse tipo de iniciativa que precisamos para reduzir o déficit de mão de obra e acelerar o desenvolvimento do nosso ecossistema”, concluiu Marafon.


INSCRIÇÕES

As inscrições seguem abertas até início de 2026 e devem ser feitas pelo site sctec.scti.sc.gov.br. Podem participar residentes de Santa Catarina a partir de 14 anos, incluindo iniciantes, trabalhadores em transição de carreira e profissionais que buscam aperfeiçoamento. As primeiras turmas começam em fevereiro.

O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, executado pelo Senai, e conta com apoio da Secretaria Executiva de Articulações Internacionais, Secretaria da Educação, Secretaria do Planejamento, Fapesc e Aacate.




Ascom SCTI

Alesc presta homenagem a quem faz a diferença em Santa Catarina Anterior

Alesc presta homenagem a quem faz a diferença em Santa Catarina

Aulas estão suspensas em medida preventiva contra riscos dos temporais em Santa Catarina Próximo

Aulas estão suspensas em medida preventiva contra riscos dos temporais em Santa Catarina

Deixe seu comentário