DESCANSO

Lançado o programa Melhoramento Genético

Lançado o programa Melhoramento Genético
Fotos Divulgação

A médio e longo prazo, Descanso terá uma realidade diferente no rebanho bovino nas questões de genética dos animais. A perspectiva se dá através do programa de Melhoramento Genético, lançado oficialmente na última sexta-feira, dia 14, no Centro de Multiuso. Aproximadamente 60 agricultores e inseminadores participaram de capacitação com profissionais da Udesc, instituição em que Município firmou um termo de cooperação.

Segundo o professor Rogério Ferreira, que iniciou o ciclo de palestras, se adotadas estratégias corretas, o programa refletirá melhorias tanto na produção quanto em número de animais de reposição. Na sequência, a professora Aline Zampar ressaltou que, com base nos dados colhidos nas 19 propriedades do município e no histórico dos touros já utilizados, a Udesc contribuirá no processo de descrição das características para a compra do sêmen que venha atender a real necessidade do rebanho local, considerando os touros disponíveis no mercado entre as diversas empresas. 

Conforme o termo de cooperação, os profissionais da universidade ficarão responsáveis por acompanhar o processo licitatório, analisando as questões técnicas dos catálogos que venham ser apresentadas pelas empresas. Ainda farão testes laboratoriais a cada entrega do sêmen para verificar a viabilidade do material. 

O professor Diego Cucco ainda repassou dados coletados das propriedades de Descanso, apontando as principais características a serem melhoradas nos rebanhos. Ele também orientou sobre como proceder a avaliação morfológica e funcional das vacas leiteiras que, na parte da tarde, foram feitas de forma prática na propriedade de Vanderlei e Sirlei Masiero, na linha Jorge Lacerda.

Para o prefeito Sadi Bonamigo, é um compromisso do Governo Municipal, uma vez que a proposta de melhoramento genético está prevista no plano de governo, elaborada com participação popular.

O melhoramento genético dos rebanhos deve ser planejado e executado de forma profissional, pois os resultados aparecem de forma gradativa a cada geração de animais. As características desejadas devem ser monitoradas para que resultem em animais com bons aprumos, produtivos e que sejam adequados ao ambiente das propriedades locais, ressalta Marlise Lovatel, secretária de Agricultura e Meio Ambiente.

Feira das Profissões será realizada neste mês Anterior

Feira das Profissões será realizada neste mês

Polícia desenvolve ações de segurança na fronteira Próximo

Polícia desenvolve ações de segurança na fronteira

Deixe seu comentário