Inadimplência em Santa Catarina bate recorde e supera média nacional |
Indústria catarinense tem o segundo maior crescimento do país em 12 meses

A produção industrial de Santa Catarina é a segunda que mais cresceu nos últimos 12 meses, conforme dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira, dia 12. O percentual catarinense foi de 5,3% no período, bem acima da média nacional de 1,9% e atrás somente do Pará, com 6,9%. O desempenho positivo é atribuído ao aumento da atividade econômica em Santa Catarina, investimentos em mais produção, bem como em inovação e tecnologia.
O crescimento de 5,3% em 12 meses é resultado da alta em todos os 14 segmentos industriais pesquisados em Santa Catarina. Os maiores percentuais são da fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (13,2%), fabricação de máquinas e equipamentos (9,6%), bem como fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,7%).
Outros segmentos da indústria catarinense também cresceram no período. É o caso da fabricação de produtos de minerais não metálicos (7,4%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (6,9%) e metalurgia (6,3%). A variação também foi positiva, por exemplo, na fabricação de produtos de madeira (5,5%) e fabricação de produtos químicos (4,5%).
O governador Jorginho Mello afirma que a melhoria do ambiente de negócios foi fundamental para garantir o crescimento da indústria. “Em Santa Catarina, o Governo do Estado decidiu não aumentar impostos e investir em segurança pública, infraestrutura de transportes e de energia, bem como qualificação profissional. O resultado é o aumento da competitividade das nossas empresas e geração de mais empregos”, destaca.
Indústria de SC cresce 4% no acumulado do ano
Já no acumulado de 2025, a indústria catarinense avançou 4%. O percentual é quase quatro vezes a média nacional, que ficou em 1,1%, e ocupa a quarta posição no ranking nacional, atrás do Pará (4,9%), Espírito Santo (4,8%) e Paraná (4,3%). Os dados compõem a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.
“O setor, de forma geral, está produzindo mais, investindo na ampliação de plantas industriais e gerando mais empregos. É um ciclo positivo para Santa Catarina. O Governo do Estado tem feito sua parte ao estimular a economia por meio de programas de incentivo ao investimento e linhas de crédito subsidiadas, inclusive com medidas de proteção frente à nova tarifa dos EUA”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Setor de serviços de SC cresce 5,6% em 12 meses
Nesta sexta-feira, dia 12, o IBGE também divulgou os dados sobre o setor de serviços. Nos últimos 12 meses, o setor avançou 5,6% no estado. O desempenho é puxado pelos segmentos de transporte (7,4%) e serviços prestados às famílias (7,1%). Os serviços de informação e comunicação (4,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (2,7%), bem como outros serviços (0,5%) também cresceram no período. Assim, o desempenho catarinense em 12 meses supera a média nacional, que ficou em 2,9%.
Já no acumulado do ano, o setor de serviços cresceu 4,3% em Santa Catarina, ante média nacional de 2,6%. Ou seja, o setor de serviços no estado segue crescendo acima do Brasil em 2025. “O bom momento do setor de serviços, um dos que mais emprega e movimenta a economia, reflete sobretudo o esforço dos trabalhadores e empresários e o apoio do Governo do Estado. Este crescimento é um claro sinal, portanto, de que a economia se mantém aquecida”, afirma Silvio Dreveck.
Ascom Sicos

Mais sobre:
Deixe seu comentário