INFLUENZA

Hoje é Dia D de Vacinação Contra a Gripe

Hoje é Dia D de Vacinação Contra a Gripe

Neste sábado, dia 12, os postos de vacinação estarão abertos para vacinar a população contra a gripe. O atendimento nas unidades de Saúde será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Mas, atenção, tem direito a imunização contra a gripe pelo Sistema SUS apenas os seguintes públicos: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, profissionais da Saúde, presidiários, portadores de doenças crônicas, professores e idosos. 

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar as unidades mais próximas para receber a vacina gratuitamente. Na região mais de 55 mil pessoas devem ser contempladas com a vacina que protege contra três vírus: H1N1,H3N2 e Influenza B, e o pedido das equipes de Saúde, é para que essas pessoas busquem a imunização o mais breve possível, pois é uma maneira eficaz de prevenir a gripe e evitar que doenças respiratórias se agravem. Neste ano, já foi confirmado um caso de H1N1 na região, isso reforça a importância da população redobrar os cuidados com a saúde, pois este caso mostra que há a circulação de vírus.

Em São Miguel do Oeste, a programação especial do Dia D de vacinação acontecerá neste sábado das 8h às 17h na Unidade Central de Vacinas, e nos postos dos bairros Salete, Estrela, Santa Rita e Agostini. A afirmação é da coordenadora de imunizações, Débora Casagrande. Segundo a profissional, a orientação é para que a comunidade aproveite a oportunidade e busque a imunização ainda neste sábado. Nesta data, uma ampla equipe estará atendendo nas unidades.

No município, aproximadamente 14 mil pessoas devem ser beneficiadas com a vacina contra a gripe, porém, até o momento, cerca de seis mil pessoas receberam a imunização. "Como a vacina demora alguns dias para fazer efeito, a orientação é para que a população busque a imunização o mais breve possível. Esta é uma importante forma de prevenção contra as gripes e o agravamento de doenças", destaca

Débora ainda lembra que o público alvo deve comparecer nas unidades de Saúde com a Carteira de Vacinação e o cartão SUS. Caso alguém não consiga fazer a vacina neste sábado, pode garantir a imunização durante a semana. A campanha segue até o dia 1º de junho, e as vacinas podem ser feitas na Unidade Central de Vacinas, e nos postos dos bairros Salete, Estrela, Santa Rita e Agostini. Na unidade central o atendimento durante a semana, acontece das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, e nos sábados, das 8h às 12h. Já nos postos dos bairros, a vacinação pode ser feita das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h.

Além da vacinação, os profissionais da Saúde alertam para outros cuidados importantes para prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A orientação é para que as pessoas evitem lugares fechados e com pouco ventilação. Esse cuidado também deve ser redobrado principalmente nas escolas e creches. Além disso, é preciso adotar a etiqueta da tosse e cuidados básicos para evitar a gripe, com atenção especial a higienização, neste sentido, é importante lavar sempre as mãos. Se estiver com resfriado e tosse a dica é sempre usar um lenço. Também é fundamental evitar locais aglomerados e fechados.

Acidente envolve ônibus com torcedores do Grêmio da região Anterior

Acidente envolve ônibus com torcedores do Grêmio da região

Mulher morre em acidente na SC 492 Próximo

Mulher morre em acidente na SC 492

Deixe seu comentário