Franzen assumirá o comando do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira |
Hoje é Dia D de Vacinação Contra a Gripe
Neste sábado, dia 12, os postos de vacinação estarão abertos para vacinar a população contra a gripe. O atendimento nas unidades de Saúde será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Mas, atenção, tem direito a imunização contra a gripe pelo Sistema SUS apenas os seguintes públicos: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, profissionais da Saúde, presidiários, portadores de doenças crônicas, professores e idosos.
As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar as unidades mais próximas para receber a vacina gratuitamente. Na região mais de 55 mil pessoas devem ser contempladas com a vacina que protege contra três vírus: H1N1,H3N2 e Influenza B, e o pedido das equipes de Saúde, é para que essas pessoas busquem a imunização o mais breve possível, pois é uma maneira eficaz de prevenir a gripe e evitar que doenças respiratórias se agravem. Neste ano, já foi confirmado um caso de H1N1 na região, isso reforça a importância da população redobrar os cuidados com a saúde, pois este caso mostra que há a circulação de vírus.
Em São Miguel do Oeste, a programação especial do Dia D de vacinação acontecerá neste sábado das 8h às 17h na Unidade Central de Vacinas, e nos postos dos bairros Salete, Estrela, Santa Rita e Agostini. A afirmação é da coordenadora de imunizações, Débora Casagrande. Segundo a profissional, a orientação é para que a comunidade aproveite a oportunidade e busque a imunização ainda neste sábado. Nesta data, uma ampla equipe estará atendendo nas unidades.
No município, aproximadamente 14 mil pessoas devem ser beneficiadas com a vacina contra a gripe, porém, até o momento, cerca de seis mil pessoas receberam a imunização. "Como a vacina demora alguns dias para fazer efeito, a orientação é para que a população busque a imunização o mais breve possível. Esta é uma importante forma de prevenção contra as gripes e o agravamento de doenças", destaca
Débora ainda lembra que o público alvo deve comparecer nas unidades de Saúde com a Carteira de Vacinação e o cartão SUS. Caso alguém não consiga fazer a vacina neste sábado, pode garantir a imunização durante a semana. A campanha segue até o dia 1º de junho, e as vacinas podem ser feitas na Unidade Central de Vacinas, e nos postos dos bairros Salete, Estrela, Santa Rita e Agostini. Na unidade central o atendimento durante a semana, acontece das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, e nos sábados, das 8h às 12h. Já nos postos dos bairros, a vacinação pode ser feita das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h.
Além da vacinação, os profissionais da Saúde alertam para outros cuidados importantes para prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A orientação é para que as pessoas evitem lugares fechados e com pouco ventilação. Esse cuidado também deve ser redobrado principalmente nas escolas e creches. Além disso, é preciso adotar a etiqueta da tosse e cuidados básicos para evitar a gripe, com atenção especial a higienização, neste sentido, é importante lavar sempre as mãos. Se estiver com resfriado e tosse a dica é sempre usar um lenço. Também é fundamental evitar locais aglomerados e fechados.
Mais sobre:









Deixe seu comentário