Guaraciaba reorganiza roteiro de coleta seletiva no interior

Guaraciaba reorganiza roteiro de coleta seletiva no interior
Arquivo/Assessoria prefeitura

A coleta seletiva é uma ação importante da Administração Municipal de Guaraciaba, que há longo período faz estudos e mantém conversas com segmentos da sociedade para melhorar esse processo. Na cidade, o material é colocado nas lixeiras e os catadores recolhem. Já na zona rural, até o ano passado eram feitas quatro coletas por ano, mas observou-se a necessidade de mudar a sistemática de recolha para reaproveitar melhor o material produzido nas propriedades, ou seja, aquilo que não é lixo, tem um valor e pode ser reutilizado.
Com conhecimento de causa, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), começaram a discutir e planejar nova estratégia de fazer a coleta seletiva no interior. O resultado desse trabalho foi apresentado em reunião no último dia 5, para representantes da Epagri, das fumageiras, da associação dos catadores, das escolas, cooperativas e outras entidades. A proposta foi readequada e aprovada pelos presentes, sendo que a nova sistemática de coleta começa a partir do dia 19 deste mês de abril.
A proposta aprovada é efetuar a coleta por setores, dividindo as 38 comunidades em seis grupos. Em cada setor o caminhão da Prefeitura de coleta irá passar a cada dois meses, sempre nas terças-feiras. O primeiro grupo a ser beneficiado será Sanga Bonita, Santo Antônio, Sede Flores, Ferreira, Tigre, Indiozinho, Daltro Filho e Pellegrini. Em cada comunidade foi definidos pontos de coleta para facilitar a recolha. As famílias podem se informar dos locais no Cras ou com os agentes comunitários de saúde. O material recolhido será cedido à Associação dos Catadores de Material Reciclável de Guaraciaba.
O prefeito Ademir Zimmermann observa que não é lixo que o caminhão irá recolher no interior, mas sim material que pode ser reaproveitado e irá incrementar a renda de muitas famílias que hoje fazem parte da Associação dos Catadores, pois esse material será destinado à entidade. Zimmermann ressalta que não basta o município passar nas comunidades fazendo a recolha, é preciso que cada família esteja consciente do tipo de material que vai descartar. Percebeu-se em recolhas anteriores que muito do que foi coletado era lixo e todas as famílias têm a orientação do que é lixo e do que é material reciclável. Embalagens de veneno, por exemplo, devem ser levadas ao estabelecimento onde o mesmo foi comprado e não encaminhar para a coleta seletiva. A finalidade da coleta seletiva feita pelo município não é para "desovar" o lixo gerado pelas pessoas, cada um precisa ser consciente e responsável pelo lixo que gera e saber qual o destino certo a ser dado.

Setores e dias de recolha
Os grupos com as datas de coleta e os pontos de recolha ficaram assim definidos:

GRUPO 1
Guataparema: Darci Stuani, Diego Scapim, Entrada do Motel, Entrada Vanderli Scalco, Escola.
Guatapará Alto: Clube da Comunidade, Vilmar Boff.
São João: Clube da Comunidade. (mobilizar)
Guatapará Baixo: Clube da Comunidade.
Poca: Escola.
Castelo Branco: Clube da Comunidade.
Cordilheira: Clube da Comunidade, José Roberto Gonçalves, Valmir Lunkes.
Dias de coleta: Terças-feiras, dias 17/05, 12/07, 06/09, 01/12.

GRUPO 2
Mirin: Madeireira São Miguel, Escola, Campo, Escola Salete.
Laranjeira: Clube da Comunidade. (mobilizar)
Ouro Verde: Marcos Caie, Parada de Ônibus, Estevão Noro, Isabel da Rocha, em frente ao Cemitério, Escola.
Vinte e Quatro: Clube da Comunidade, Joarez Devicari.
Welter: Clube da Comunidade, Entrada Antonio Welter, Nico Schneider, Cemitério.
DIAS DE COLETA: Terças-feiras, dias 26/04, 21/06, 16/08, 11/10, 29/11.

GRUPO 3
Barra do Guaraciaba: Clube da Comunidade
Barra Traira: Clube da Comunidade, Clube Tupi, Entrada Vicenzi.
Comunidade Sete: Clube da Comunidade, Laticínios.
São Domingos: Clube da Comunidade
Caravagio: Clube da Comunidade, Entrada da Barra Bonita, Entrada Jair Demozzi, Eder Brustolin.
DIAS DE COLETA: Terças-feiras, dias 03/05, 28/06, 23/08, 18/10, 06/12.

GRUPO 4
Sanga Bonita: Clube da Comunidade.
Santo Antonio: Clube da Comunidade, Entrada Sturmer, Moacir Arconti, Luiz Zorzi.
Sede Flores: Sergio Pizetta, Granja Fontana, Moinho, Danilo Lazzari, Alcides Agostini.
Ferreira: Clube da Comunidade.
Tigre: Clube da Comunidade, Rafaloski, Ademir Tolotti, Izair Carossi, Entrada Flores da cunha (parada de ônibus), Leodacir Cossa.
Indiozinho: Clube da Comunidade, Armazém.
Daltro Filho: Clube da Comunidade, Valmir Stuani.
Pellegrini: Valério Pellegrini, Clube São Cristovão, Entrada Pellegrini
DIAS DE COLETA: Terças-feiras, dias 19/04, 14/06, 09/08, 04/10, 22/11.

GRUPO 5
São Vicente: Clube da Comunidade.
São Roque: Clube da Comunidade, Entrada Deoclides Panizzon.
Perondi: Clube da Comunidade, João Diesel.
Flores da Cunha: Irineu Ludwig, Igreja.
Índio: Clube da Comunidade, Luiz Tavela, Miguel Ludwig.
Palu: Volmir Tremea.
DIAS DE COLETA: Terças-feiras, dias 24/05, 19/07, 13/09, 08/11, 27/12.

GRUPO 6
Olimpio: Clube da Comunidade, Palmeiras, Floresta.
São Luiz: Clube da Comunidade, Entrada do Cemitério, Albino Bedin, Encruzilhada Paulo Gralow.
São Valentin: Antiga Escola.
Aparecida: Entrada Solano, Clube Atlético, Entrada Bastião.
Liso Baixo: Clube da Comunidade, Ambrósio, Ortigara, Jaime Arpini.
Liso Médio: Clube JB.
Liso Alto: Clube da Comunidade.
DIAS DE COLETA: Terças-feiras, dias 10/05, 05/07, 30/08, 25/10, 13/12.

Administração arrecada quase R$ 200 mil em leilão Anterior

Administração arrecada quase R$ 200 mil em leilão

Bombeiros recebem recursos do Funrebom Próximo

Bombeiros recebem recursos do Funrebom

Deixe seu comentário