DESCANSO

Fumacê será aplicado em algumas ruas da cidade no início da manhã desta quarta

Fumacê será aplicado em algumas ruas da cidade no início da manhã desta quarta
Divulgação Ascom

A equipe da Secretaria da Saúde de Descanso comunica que nesta quarta-feira, dia 16, às 5h da manhã, haverá fumacê nas Ruas Dois de Julho, João Gomercindo Agustini e General Juarez Távora, proximidades da Creche Professora Gracinha. 


Para a segurança dos moradores, inclusive animais domésticos, o pedido é para que sejam observadas as seguintes orientações:

- Se possível, saia do imóvel e leve seus bichinhos de estimação. Caso não tenha como sair, permaneça em cômodos mais longe possível da rua.

- Caixa de abelhas também devem ser alocadas em locais seguros.

- Mantenha portas e janelas abertas e guarde seus pertences em locais seguros.

- Cubra os utensílios da cozinha, bebedouros de animais, alimentos, roupas, brinquedos, móveis, eletrodomésticos e computadores.

- Remova toda roupa de cama, travesseiros e cobertores.


Após a aplicação, também é necessário cumprir as seguintes recomendações:

- Não entre na casa de 45 a 60 minutos após a aplicação.

- Mantenha as portas e janelas abertas para ventilação e secagem das superfícies. Se possível, ligue ventiladores.

- Pratos, utensílios de cozinha e acessórios infantis deverão ser lavados cuidadosamente com água e sabão antes do uso.


Servidores de Descanso participam de capacitação para a aplicação do fumacê

Uma das alternativas utilizadas para o controle e bloqueio da transmissão da dengue é a aplicação do inseticida à UBV (Ultra Baixo Volume), popular fumacê. Diante disso, o Comitê Intersetorial de Combate à Dengue de Descanso, indicou quatro servidores públicos para participarem da capacitação e estarem aptos para o uso e manipulação das máquinas costais de aplicação dos produtos químicos.

Os servidores da Secretaria de Serviços Urbanos, Sidinei Adriano Lorencini, Charles Heerdt, Olívio Schmitz e Elio Luiz Kuss, participaram do treinamento ministrado pelos profissionais da Gerência Regional de Saúde, em São Miguel do Oeste. A proposta faz parte do Programa de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti para o bloqueio da transmissão das doenças em pontos estratégicos, por meio do controle químico de aplicação perifocal. Dessa forma, para que os tratamentos químicos tenham eficácia assegurada, é necessário que o profissional de campo saiba realizar a aplicação do inseticida de forma correta incluindo o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A atualização das Diretrizes Estaduais para a Vigilância Epidemiológica e Controle das Arboviroses no Estado de Santa Catarina, dispõe que a execução da aplicação do inseticida à Ultra Baixo Volume, com máquina costal motorizada, é de responsabilidade do município, utilizando os inseticidas fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde e de acordo com as recomendações técnicas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Débora Magrini, a aplicação do fumacê ocorre nas regiões em que o número de infectados aumentam no mesmo período. “Atualmente o município possui sete profissionais capacitados para a aplicação do fumacê e, diante do cenário que temos, é muito importante ter mais servidores aptos para desempenhar a função, que exige uma série de cuidados, tanto para quem aplica, como para as pessoas que residem nas áreas de aplicação”, esclarece.

Para o servidor Sidinei Lorencini, o curso foi esclarecedor e muito importante. “Para mim foi muito importante enxergar a situação de uma outra perspectiva. É uma doença grave, o mosquito se prolifera muito rápido e agora estamos capacitados para poder ajudar no combate. Foi muito interessante ter acesso ao funcionamento dos equipamentos, as quantidades de inseticida usados para cada situação, os cuidados que devemos ter e a forma de aplicação, tudo para auxiliar a nossa comunidade na luta contra o mosquito”, finaliza.




Ascom

Anterior

Cronograma da coleta de materiais recicláveis sofrerá alterações nesta semana

Governo do Estado inicia segunda etapa da Operação Limpa Pátios do Detran/SC Próximo

Governo do Estado inicia segunda etapa da Operação Limpa Pátios do Detran/SC

Deixe seu comentário