Exposição sobre os Quíntuplos de SMOeste é promovida pelo Museu Municipal e Cultura

Exposição sobre os Quíntuplos de SMOeste é promovida pelo Museu Municipal e Cultura
Arquivo Folha do Oeste

Exposição inicia hoje, dia 23, e estende até a sexta-feira, dia 27, nos horários das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45

Na tarde desta segunda-feira, dia 23, inicia no Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi, exposição sobre a História dos Quíntuplos de São Miguel do Oeste. A exposição se estende até a sexta-feira, dia 27, nos horários das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45.

Conheça a história dos cinco irmãos em matéria escrita pela repórter do Folha do Oeste, Drieli dos Santos.

Chegada dos quíntuplos: surpresa e emoção comovem comunidade

Há 31 anos, Daniel, Márcia, Marcelo, Fernando e Juliana chegavam na família de Terezinha e Ivo Imhoff para trazer alegria ao lar que ainda sofria com a morte da pequena Sandra, de quatro anos. Em 16 de março de 1982 nasciam em São Miguel do Oeste os primeiros quíntuplos da história do País.

Problemas financeiros e com a saúde de Sandra, quando engravidou dos quíntuplos, fizeram com que Terezinha iniciasse o pré-natal aos cinco meses. Foi neste momento que a mãe recebeu a notícia de que esperava quatro filhos. "Foi um espanto. O médico de imediato alertou sobre possíveis problemas com as crianças, e meu marido ficou assustado, mas graças a Deus deu tudo certo. Eu sentia que no momento em que a criança mexia ainda no ventre, isso acontecia em vários lugares da barriga ao mesmo tempo, mas jamais imaginei que fossem tantas", revela, em risos.

Aos sete meses de gravidez, Terezinha deu à luz, no Hospital São Miguel, aos pequenos quíntuplos, sendo que foi no momento do nascimento dos bebês que a mulher descobriu a presença da quinta criança. "A cada nascimento, as enfermeiras corriam no corredor do hospital avisar a população, que ali aguardava a chegada de mais um bebê. A notícia era recebida com aplausos e vibrações. Agradeço ao atendimento de toda a equipe do hospital, todos foram muito atenciosos neste momento importante em minha vida", afirma.

Terezinha, já mãe do pequeno Sandro, conheceu os quíntuplos somente quatro dias após o nascimento, devido às complicações pós-parto. "Quando os vi me apavorei em razão do tamanho que eles tinham, eram muito pequenos. O mais pesado era Marcelo, com 1,5 kg", salienta. Como a residência do casal não tinha estrutura para receber as cinco crianças, a comunidade, os vizinhos e os familiares se mobilizaram e auxiliaram. A notícia da gravidez de quíntuplos correu o Brasil e várias campanhas foram desenvolvidas, especialmente no Estado, para ajudar o casal. Após o nascimento, os cinco bebês foram alimentados por voluntárias (amas de leite) ainda no hospital.

Durante os três meses em que as crianças ficaram na incubadora do hospital foram realizadas várias campanhas para arrecadar materiais, fraldas, remédios e roupas. Na época, o hospital também fez uma campanha de doação. "Todos foram muito solidários e agradeço por todas as ações em prol dos quíntuplos. Nossa vida mudou muito depois da chegada deles, foi uma grande experiência familiar. Me sinto orgulhosa de poder gerar cinco crianças em uma única gestação. A casa estava sempre cheia, dia e noite, isso até atrapalhava, mas sempre recebi a todos que nos visitavam, porque o encanto pelas crianças me deixava orgulhosa e feliz", garante a mãe.

Terezinha ressalta que calendários produzidos com a imagem dos quíntuplos auxiliavam na renda familiar e na compra de novas roupas para as crianças. E foi através deste produto que a comunidade pôde acompanhar o crescimento das crianças mais famosas de SMOeste. Três anos depois da chegada dos quíntuplos, nasceu o caçula Fábio, hoje com 28 anos. Emocionada, Terezinha revela que os filhos Sandro, Sandra (in memoriam), Daniel, Márcia, Marcelo, Fernando, Juliana e Fábio só trouxeram alegria e felicidade ao casal.
 

Lançamento da Faismo 2013 Anterior

Lançamento da Faismo 2013

Rio Uruguai em Itapiranga atingiu marca de 7,5m acima do normal Próximo

Rio Uruguai em Itapiranga atingiu marca de 7,5m acima do normal

Deixe seu comentário