LUTO

Ex-deputado e ex-ministro, Manoel Dias morre aos 88 anos

Ex-deputado e ex-ministro, Manoel Dias morre aos 88 anos
Rodolfo Espínola

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina comunicou, com pesar, o falecimento do ex-deputado estadual, Manoel Dias, aos 88 anos, ocorrido na noite de sábado, dia 22, em Florianópolis.

O político estava hospitalizado após agravamento do seu quadro de saúde, em decorrência de um AVC, sofrido em 2025.



Vida pública

Advogado natural de Içara, no Sul do Estado, Manoel Dias iniciou na vida pública como vereador da Câmara Municipal do município, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), em 1962.

Em 1966, elegeu-se deputado estadual pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido que ajudou a construir em Santa Catarina. Exerceu o mandato na 6ª Legislatura da Alesc (1967-1971) e foi deputado Constituinte de 1967.

Foi fundador do PDT (Partido Democrático Trabalhista) no Brasil, juntamente com Leonel Brizola e outras lideranças, em 1980, e presidiu o partido em Santa Catarina.

Em 2013, assumiu o cargo de Ministro do Trabalho e Emprego e permaneceu na função até 2 de outubro de 2015.

Na carreira política, teve seu mandato cassado por dois momentos, no período do Golpe Militar, ficando preso político por 11 meses, em 1964, e com os direitos políticos suspensos por 10 anos, em 1969, após o AI5.

Manoel Dias deixa a esposa, dois filhos, além de noras e netos.



Velório

O velório será realizado na Assembleia Legislativa, em Florianópolis nesta segunda-feira, dia 24, das 10h às 15h.





Agência AL

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC Anterior

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC

Sicoob São Miguel é reconhecido em nível nacional por atuação na Global Money Week 2026 Próximo

Sicoob São Miguel é reconhecido em nível nacional por atuação na Global Money Week 2026

Deixe seu comentário