Sancionada lei que protege cães e gatos criados em conjunto |
Evento do IFSC inicia nesta terça e reunirá estudantes e pesquisadores de diversos locais de SC
De 20 a 22 de agosto, São Miguel do Oeste será palco do Sepei (Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação) 2024. Trata-se do principal evento do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e reunirá mais de 1 mil estudantes e pesquisadores de todos os 22 câmpus do IFSC espalhados pelo estado.
O evento é realizado anualmente de forma itinerante nos câmpus do IFSC, e em 2024 a programação estará concentrada no Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC, no bairro São Luiz. A abertura, a partir das 19h desta terça-feira, contará com a palestra nacional da jovem influencer ambiental Amanda Costa, já que o tema principal do evento é “Educação, Ciência e Tecnologia para a Sustentabilidade”.
Durante os três dias haverá Competição de Drones, Torneio de Robótica, Festival de Bandas, Feira de Inovação, Feira de Artesanato e Economia Solidária, exposição artística e apresentação de pesquisas realizadas por pesquisadores de todo o estado, além de visitas técnicas e turísticas na cidade e região de São Miguel do Oeste.
De acordo com o diretor-geral do IFSC Campus de São Miguel do Oeste, Diego Albino Martins, esta é a primeira vez que São Miguel do Oeste sedia o evento, e é um orgulho poder sediar um evento tão grande e trazer pessoas do estado inteiro. “É um evento que mostras nos três dias, o que o IFSC faz o ano inteiro. Tem pesquisa e extensão acontecendo com apresentação, tem a robótica, a competição de drones, a Feira de Economia Solidária, parte cultural e o festival de bandas. Também vai ter uma galeria de arte, com uma exposição que vai inaugurar no dia 20, e depois terá visitas guiadas pela galeria ao longo do evento. Haverá ainda oficinas, onde a comunidade pode ir aprender”, pontua o diretor-geral, ressaltando que a programação será extensa.
Segundo Martins, algumas atividades tem vagas limitados, mas a visita ao evento, a Feira de Inovação, a Feira de Economia Solidária são programações que estão abertas para toda a comunidade. Segundo o diretor-geral, durante a programação também acontecerá o lançamento do ‘Desafio IFSC de Ideias Inovadoras’, uma parceria com o Sebrae/SC. Este é um chamado para a inovação, pois depois do lançamento serão formadas equipes para desenvolver soluções inovadoras, inclusive para problemas locais.
Confira mais detalhes do evento:
Competição de drones: O Sepei 2024 terá uma competição de drones, na quarta-feira, dia 21, das 14h às 18h. Será no bloco Agrícola, no lado externo do ginásio do Câmpus São Miguel do Oeste.
Torneio de Robótica: Durante o Seminário, 14 equipes de robótica do IFSC participam do Torneio de Robótica, no pavilhão principal do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC. As competições estão marcadas para a quarta-feira, das 10h30 às 18h, e na quinta-feira, das 9h às 16h.
Festival de Bandas: A música também estará presente no evento, por meio do Festival de Bandas. Participam cinco bandas formadas por estudantes de diferentes unidades do IFSC. Eles se apresentam na noite de quarta-feira, dia 21, a partir das 20h30, no Clube Comercial da cidade.
Feira de Inovação: Propostas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, previamente inscritas e selecionadas, estarão em exibição na Feira de Inovação, que ocorre no pavilhão principal do Câmpus, das 10h30 às 19h30 de quarta-feira, e das 9h às 14h de quinta-feira, dia 22.
Feira de Artesanato e Economia Solidária: Durante o evento também haverá 24 expositores da região, comercializando produtos de artesanato e economia solidária, como queijos, geleias e pães, também flores, livros, sabão, entre outros. A Feira de Artesanato e Economia Solidária será na quarta-feira, das 10h às 18h30, e na quinta-feira, das 9h às 16h, no hall do Câmpus.
Apresentação de trabalhos: Ao longo de toda a quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, haverá apresentação de resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas salas de aula do câmpus. São trabalhos realizados pelos estudantes, técnicos-administrativos e professores do IFSC dos 22 câmpus espalhados pelo estado.
Os trabalhos estão separados em quatro áreas: DT 1 - Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional; DT 2 - Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo; DT 3 - Ação social, desafios educacionais no brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo; DT 4 - Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro.
Visitas técnicas e turísticas: Os participantes do evento, previamente inscritos, também participarão de visitas técnicas e turísticas por pontos de São Miguel do Oeste e região, como turismo rural, museu histórico, visita a cachaçaria Hitz Brasil e a Cervejaria Big John.
Ascom IFSC/Redação
Mais sobre:









Deixe seu comentário