Defesa Civil alerta para chuva persistente e intensa entre quarta e sexta-feira |
Estudantes vão vivenciar valores cooperativistas em São Miguel do Oeste

A Cooperativa Escolar é uma iniciativa de caráter educativo, sem fins lucrativos, formada pela união voluntária de crianças e adolescentes que desenvolvem atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com objetivos comuns. O programa acontece em parceria entre o Município de São Miguel do Oeste e a Fundação Sicredi, com o propósito de semear princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa.
Os estudantes são os protagonistas dessa experiência, atuando como pesquisadores, investigadores e multiplicadores de conhecimento. Com o auxílio da professora orientadora Lucila Braga, eles ampliam suas oportunidades de aprendizagem, vivenciando valores como cooperação, responsabilidade e solidariedade.
Atualmente, São Miguel do Oeste conta com duas cooperativas escolares: a Coopemacs (Cooperativa Escolar Escola Marechal da Costa e Silva), fundada em 2022, e a Cooper Néctar da União, da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, que está em processo de fundação. Ambas são formadas por alunos do Ensino Fundamental – anos finais, por meio de adesão voluntária.
Na próxima quinta-feira, dia 25, acontece a primeira Intercooperação entre as cooperativas escolares. Na oportunidade, a Coopemacs será madrinha da Cooper Néctar da União, apresentando aos estudantes o passo a passo para a criação de uma cooperativa. O encontro vai proporcionar momentos de aprendizado sobre princípios, histórico e símbolos do cooperativismo, fortalecendo laços de amizade e cooperação entre os jovens.
Para o secretário municipal de Educação, Vamilson D’Espíndola, a iniciativa é um exemplo do quanto a escola pode formar cidadãos conscientes e engajados. "As cooperativas escolares permitem que nossos estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado, vivenciando, na prática, valores que certamente levarão para toda a vida. É uma experiência que une conhecimento, responsabilidade e solidariedade", destaca.
Ascom




Mais sobre:
Deixe seu comentário