Escola José Veronese une educação e a arte do teatro

A Escola Municipal José Veronese, localizada no bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste

A Escola Municipal José Veronese, localizada no bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste, é responsável pelo ensino infantil e fundamental levado às crianças e adolescentes da comunidade, lançou uma nova proposta pedagógica para a comunidade, através do seu novo diretor, professor Avito Correa. A proposta consiste em unir o teatro ao ensino pedagógico comum ao ambiente escolar, materializando os cenários teóricos repassados aos alunos em sala de aula. Nesta quarta feira, 8 de abril, alunos da 2ª e 4ª séries da escola encenaram, a partir das 20h, a peça "A Aclamação de Cristo", simbolizando a entrada de Cristo em Belém. Toda a comunidade ligada à escola esteve presente à encenação teatral. Ao final, lágrimas de emoção e muitos aplausos.

"O Teatro na Escola, ou teatro pedagógico, consiste em uma série de fatores que vêm contribuir com a educação num todo. Eu tenho certeza de que o teatro é a forma mais lúdica que existe de levar uma criança a um aprendizado completo. Ele trabalha a memória, a concentração, a socialização, o coletivo da interpretação e, acima de tudo, a criatividade, o bem-estar. Sempre digo a um pessoal meu que quem deseja fazer teatro tem a obrigação de ler e muito, pensar e refletir sobre o que leu, porque o teatro é principalmente reflexão, educação adquirida na busca pelo conhecimento", explica Correa.

Trabalhando com teatro há 35 anos, o diretor Avito Correa constrói suas propostas pedagógicas tendo por base três referenciais, que são a responsabilidade, a persistência e a humildade, necessários para que a participação do coletivo se faça sempre da forma mais positiva possível, com o envolvimento completo de todos na materialização do sonho.

"Essa encenação de hoje (A Aclamação de Cristo) conta com alunos da 2ª e da 4ª série da nossa escola. Eles participaram de todos os ensaios e receberam o mais importante: o apoio dos seus pais, de suas famílias e amigos. Não existe escola hoje em dia que realize a sua proposta sem o apoio da comunidade, de uma APP compromissada com os objetivos da escola, o que, graças a Deus eu tenho aqui. Por isso eu posso garantir que muitas outras encenações ainda serão realizadas aqui no José Veronese. Porque a comunidade, os alunos e as famílias querem e aprovam a ação...", finaliza Correa.

Anterior

Agricultores adquirem sementes

Próximo

Obras do ginásio da EEB Alberico Azevedo em fase final

Deixe seu comentário