DESTAQUE

Encerramento da XVII Fecitec é marcado por premiações

Encerramento da XVII Fecitec é marcado por premiações
Roberto Zacarias / Secom

As equipes destaque da XVII Fecitec (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia) foram premiadas nesta quinta-feira, dia 6, na cerimônia que marcou o encerramento da edição deste ano, em Florianópolis. O reconhecimento foi dado aos estudantes vencedores das categorias anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante em projetos que se destacaram pela criatividade, inovação e sustentabilidade. O tema desta edição foi “Culturas Inteligentes: inovações sustentáveis para a cidade e o campo”, consolidando a Fecitec como uma oportunidade de socialização do conhecimento produzido no ambiente escolar e instrumento de divulgação científico-cultural.

“Fechamos a Fecitec com mais de 100 trabalhos apresentados e quero, em nome do governador Jorginho Mello, agradecer a presença de todos os professores, de todos os estudantes que se dedicaram muito durante o ano todo para apresentar os melhores resultados das suas construções lá nas escolas. O que nós temos aqui é o resultado do trabalho da escola pública estadual, que tem valor, potência e é de grande importância. As soluções apresentadas aqui poderão melhorar muito a vida das pessoas, o desenvolvimento das cidades”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Mais de 1.100 pessoas estiveram no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira para conhecer os trabalhos realizados por 212 estudantes da rede estadual, sob supervisão de 107 professores. A troca de experiências fortalece a criatividade e estimula o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e a autonomia intelectual.

“O potencial da rede estadual é muito grande e agora está se incentivando muito a questão de melhorar cada vez mais a qualidade educacional. A Fecitec é um reflexo disso e foca na melhoria da qualidade, no incentivo à pesquisa, e ao protagonismo estudantil. É isso que a gente quer dos estudantes, que eles desenvolvam cada vez mais e sejam participantes da sua história”, ressalta a presidente da XVII Fecitec, Graziela Hoeller da Silva dos Santos

A Fecitec abrange diversas áreas do conhecimento, proporcionando a interação entre estudantes, professores e a comunidade. Essa troca de experiências fortalece a criatividade e estimula o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e a autonomia intelectual. O fomento ao conhecimento científico e tecnológico é fundamental para o desenvolvimento interdisciplinar dos estudantes e os prepara para os desafios do mundo contemporâneo desde cedo.


Conheça os trabalhos vencedores


Anos Finais do Ensino Fundamental

- 1º lugar - Bioprodutos na Escola: Um Caminho para o Ecoempreendedorismo Rural – CRE de Brusque;

- 2º lugar - Importância das Flores na Manutenção das Abelhas - CRE de Mafra;

- 3º lugar - FreshFruits – Monitoramento e Proteção de Frutas - CRE de Joaçaba.



Ensino Médio

- 1º lugar - Do Solo à Defesa: Estratégias Integradas com Adubação Responsável e Inseticida Natural na Cultura da Rúcula - CRE de Concórdia;

- 2º lugar - Um Lugar para Todos - CRE de Curitibanos;

- 3º lugar - Paper Pot: Uma Opção Sustentável - CRE de Campos Novos.



Educação Profissional

- 1º lugar - Uso de Alimentos Funcionais na Alimentação de Frangos de Corte - CRE de São Lourenço do Oeste;

- 2º lugar - Reciclatec: Sustentabilidade em Ação - CRE de Canoinhas;

- 3º lugar - Tá Na Medida: Desenvolvimento de um aplicativo para redução de desperdício de alimentos em escolas da rede pública estadual - CRE de Jaraguá do Sul.





Ascom SED

Santa Catarina reforça a importância do cuidado integral à saúde do homem Anterior

Santa Catarina reforça a importância do cuidado integral à saúde do homem

Polícia Militar atende ocorrência de furto em posto de combustível Próximo

Polícia Militar atende ocorrência de furto em posto de combustível

Deixe seu comentário