CERIMÔNIA

Empossados os novos representantes do Poder Executivo e Legislativo de São Miguel do Oeste

Empossados os novos representantes do Poder Executivo e Legislativo de São Miguel do Oeste
Fotos Folha do Oeste

Com o Plenário da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste lotado, na manhã da quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, foi realizada a sessão solene de posse dos vereadores da 18ª Legislatura, eleição da mesa diretora para o biênio 2025/2026, e posse do prefeito e vice-prefeito de São Miguel do Oeste.

O ato que marcou o início de um novo ciclo na história do município, com a mudança dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, contou com a presença de lideranças, do prefeito das duas últimas gestões, Wilson Trevisan, do presidente da Câmara de Vereadores no biênio 2023/2024, Paulo Drumm, do juiz Márcio Cristofoli, representando o Poder Judiciário, representantes de partidos, familiares, servidores, imprensa e convidados.

Foram empossados para a 18ª Legislatura: Adilson Pandolfo (PT), Ana Flávia Moreira (PT); Andréia Rebelato (PSD); Cristiane Zanatta (PSDB); Daiane Demarch (PL); Marli da Rosa (PL); Ravier Centenaro (PSD); Rodrigo Borghetti (PL); Sandro Zancanaro (PL); Silvia Kuhn (MDB); Silviano Machado (MDB); Sisse Velozo (PSD); e Vivi De Carli (Podemos).

A primeira parte da sessão foi conduzida por Sisse Abdalla Velozo, a vereadora de mais idade entre os eleitos. Após prestar juramento, ela deu posse aos outros 12 vereadores. Sisse também conduziu a eleição da mesa diretora. Posteriormente, a sessão solene foi conduzida pelo novo presidente da Câmara de Vereadores.


A sessão do dia 1º de janeiro ainda contou com a posse do prefeito eleito Edenilson Zanardi (PL) e do vice-prefeito Carlos Agostini (MDB). Em seu pronunciamento, Zanardi destacou assumir a maior responsabilidade da sua vida, e que certamente ficará marcada na sua história. "Estou muito feliz e honrado por estar tomando posse como prefeito de São Miguel do Oeste, a capital do Extremo Oeste de Santa Catarina. Uma cidade forte, acolhedora e de oportunidades", citou.
De acordo com o prefeito, o Município seguirá avançando em todas as áreas, com foco no desenvolvimento estratégico para fortalecer ainda mais a condição de cidade-polo, que é destaque no Extremo Oeste, em Santa Catarina, e no Brasil.
Zanardi também reforçou que terá continuidade o modelo de gestão que deu certo, e fará um governo de muita eficiência e bom uso dos recursos públicos. Ele ainda pediu o comprometimento de toda a estrutura do Executivo, secretários, diretores e demais servidores, para que seja possível entregar juntos o melhor serviço e com a maior rapidez para a cidade.
O prefeito ainda firmou o compromisso de manter uma relação de harmonia entre Executivo e Legislativo. Com relação as atividades no Executivo, ele adiantou que nos primeiros meses será feita uma análise técnica de todas as áreas do governo, para identificar as que precisam inicialmente de mais atenção. O objetivo é aprimorar o modelo de gestão, com mais agilidade nos processos internos, o que permitirá entregar ao cidadão, de forma mais rápida, todos os serviços que necessita.
Zanardi também salientou que serão honrados os compromissos de campanha, buscando a máxima eficiência nas ações administrativas nos próximos quatro anos. "Espero que todo cidadão participe ativamente das ações e acima de tudo que as fiscalize", acrescentou. Em sua fala ainda enfatizou o agradecimento a família, ao prefeito Wilson Trevisan, aos partidos coligados e a todos que o apoiaram.
Em seu pronunciamento durante a sessão de posse, Carlos Agostini, também destacou ser um dia de profunda gratidão e responsabilidade. Na oportunidade, o novo vice-prefeito agradeceu a família e a todos que o apoiaram. "Meu papel será ser um elo entre Executivo e o Legislativo, e a nossa comunidade. Juntos construiremos políticas públicas que promovam justiça, dignidade e oportunidade para todos. (...) Como vice-prefeito eleito quero reafirmar meu compromisso com princípios inegociáveis como a defesa a família, integridade na gestão pública e a doação ao bem comum", declarou.
Agostini também parabenizou Trevisan pela gestão, destacou o apoio recebido, e ressaltou o aprendizado no Poder Legislativo, ao qual fez parte no última Legislatura.



ELEITA A NOVA MESA DIRETORA


Na sessão solene de quarta-feira, dia 1º de janeiro, também foi eleita a mesa diretora da Câmara de Vereadores para o para o biênio 2025/2026. Com 13 votos, Ravier Centenaro foi eleito o presidente da Câmara de Vereadores. A nova mesa diretora ainda é formada pela vice-presidente Silvia Kuhn, que também recebeu 13 votos; primeira-secretária Marli da Rosa, eleita com 11 votos; e segunda-secretária Andréia Rebelato, que recebeu 13 votos.

Aos colegas vereadores, Ravier Centenaro agradeceu pelo voto de confiança em seu nome para presidir a casa pelos próximos dois anos. “Que possamos continuar trabalhando por São Miguel do Oeste, cada um da sua maneira, tornando São Miguel do Oeste ainda melhor”, ressaltou.

Ao prefeito Edenilson Zanardi destacou: “tenha certeza que encontrará nesta Casa um grupo de vereadores disposto a lhe auxiliar em tudo aquilo que trouxer crescimento, desenvolvimento, e melhoria nas condições de vida para nossa gente. Mas, também, até como obrigação nossa, um grupo que será o primeiro a lhe alertar sob possíveis desvios de rotas que possam por ventura ocorrer”, ressaltou, salientando que não sejam apenas apontados os erros, mas que o grupo também possa ajudar nas soluções.

“Assumimos o compromisso de dar o melhor por nossa cidade. Nos próximos anos, como vereador e presidente dessa casa, buscarei servir nosso povo com transparência, dedicação e coragem, sempre buscando a união, o diálogo, como instrumentos para construir um futuro melhor”, declarou o presidente da Câmara.

AVALIAÇÃO E INCENTIVO

Em seu pronunciamento, o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Drumm, falou do trabalho e empenho da 17ª Legislatura. “Tivemos uma produção legislativa muito grande, com a apresentação de vários projetos e análise de projetos do Executivo. Foram mais de 160 projetos, mais de 300 indicações, moções, requerimento de informação, e atendimento ao público. Acredito que esta Legislatura tenha cumprido a sua missão constitucional de fazer representação dos grupos ao qual elegeu esses parlamentares, assim como também fez o seu papel de fiscalização e também de acompanhamento dos atos do Poder Executivo, mas não só do Executivo Municipal, mas também do Executivo Estadual e Federal”, destacou. Drumm ainda parabenizou Trevisan pela gestão e desejou sucesso aos novos governantes.

Durante a sessão solene, Wilson Trevisan destacou as conquistas e desafios em suas gestões. Em sua fala, o ex-prefeito lembrou de algumas dificuldades enfrentadas no período que esteve à frente do Executivo Municipal, nos últimos oito anos, como a pandemia do Covid, impeachment da presidente Dilma, e diversas intempéries. Mas também lembrou de situações positivas e conquistas que foram importantes para o desenvolvimento do município.

Trevisan citou que a principal marca de seu governo foi o modelo de gestão implantado. “Acredito que o maior legado, além das obras, que são muitas, deixamos a implantação de um novo modelo de gestão”, enfatiza. Conforme ele, em 2017, havia uma necessidade de mudança, não para confrontar quem vinha ou que estava no poder, ou quem participou do poder, mas porque o ambiente econômico e social exigia essas mudanças, e a população aceitou muito bem.

“A população deu muito apoio para aquilo que a gente estava pretendendo fazer para arrumar um pouco as condições administrativas no município. Fizemos uma profunda revisão nos gastos, com o objetivo de sobrar recursos para investimentos”, recordou. “Felizmente, entre investimentos de infraestrutura, obras, ações e aquisições, chegamos perto de R$ 300 milhões de investimentos em oito anos”, destacou.

Trevisan revelou ainda que deixa o governo plenamente satisfeito. Além de realizar o sonho de ser prefeito, conseguiu através do programa ‘O Povo Fala’ transformar grande parte dos sonhos das pessoas também em realidade. "Através deste programa conseguimos escutar a sociedade, não errando na prioridade, e com isso não desperdiçando dinheiro público. Foi assertiva a decisão de implantar o programa, e atribuo a isso grande parte do sucesso do nosso governo”, afirmou.

O ex-prefeito, ainda enfatizou o agradecimento a sociedade de São Miguel do Oeste, que o apoiou e o ajudou em vários momentos difíceis ao longo da gestão. Trevisan agradeceu ainda ao empenho e dedicação dos servidores públicos, equipe de governo, pessoas importantes em suas duas gestões, a família e a Deus. E aos novos governantes, desejou um brilhante trabalho.

Anunciada a nova equipe de governo de São Miguel do Oeste Anterior

Anunciada a nova equipe de governo de São Miguel do Oeste

Próximo

Polícia Militar apreende drogas e balança de precisão em São Miguel do Oeste

Deixe seu comentário