ALESC

Edição do Programa Estágio Visita bate recorde de participação

Edição do Programa Estágio Visita bate recorde de participação
Rodolfo Espínola/Agência AL

A 8ª edição do Programa Estágio Visita, de 14 a 17 de outubro, bateu recorde de participação com a adesão de 80 universitários de todo estado. São graduandos de instituições públicas e privadas de diferentes regiões de Santa Catarina que vão participar, em Florianópolis, de uma imersão com foco na compreensão do trabalho do legislativo e do papel da democracia.

A iniciativa possibilita aos estudantes acompanharem a rotina de debates nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa e as sessões plenárias, além de atividades de formação sobre o processo legislativo e a construção de proposições, visitas aos gabinetes parlamentares e mesa redonda com deputadas e deputados. Ao final do evento, os jovens participam de uma oficina com o objetivo de formularem alguns projetos que posteriormente poderão ser apresentados pelos parlamentares. Na edição anterior, os participantes deixaram como sugestão cinco Projetos de Leis, que ainda estão tramitando na Alesc.

O Programa Estágio Visita faz parte das ações direcionadas a estudantes promovidas pelo Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo da Alesc, assim como o projeto Vereadores Mirins, para alunos do Ensino Fundamental, e Parlamento Jovem, para quem é do Ensino Médio. Neste ano, cerca de dois mil estudantes catarinenses de todos os níveis participaram, direta ou indiretamente, das três iniciativas que levam a escolas de todo o estado formação sobre educação legislativa, cidadania e democracia.

A diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, acredita que os programas preenchem uma lacuna curricular das escolas. "A grade de matérias escolares deveria contemplar alguma que falasse sobre a importância da política, as competências dos Poderes, e a responsabilidade dos cidadãos e cidadãs na democracia", diz a diretora. Ela acredita que a relevância do Programa Estágio Visita é mostrar aos jovens o papel fundamental do Poder Legislativo no funcionamento da democracia. "É uma contribuição da Alesc aos estudantes catarinenses, que terão oportunidade de conhecer o Legislativo, mas também trazer o olhar deles sobre o funcionamento da Assembleia, já que nos quatro dias do programa os universitários vão conhecer a parte técnica que envolve o processo de produção de leis, além de vivenciar o dia a dia do Parlamento e ter contato com os deputados", resume Marlene.

A gestora do núcleo responsável pela iniciativa, Léa Cardoso Medeiros, observa que o projeto é uma das últimas etapas na escolaridade que a Escola do Legislativo atende. "Os universitários vêm à Alesc para conhecer o cotidiano, e também como funciona a democracia dentro do Poder Legislativo. Não tenho dúvida de que eles sairão desse projeto com muito mais conhecimento e consciência do seu papel como cidadão”, pontua.

No primeiro dia de evento, os estudantes serão recepcionados pelo presidente da Escola da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), pela diretora Marlene Fengler e pelo presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (Abel), Roberto Lamari. Na sequência, participam da palestra sobre os 35 anos da Constituição Estadual de Santa Catarina, com o professor de Direito e mestre em Sociologia Política, Roberto Wohlke. Nos demais dias, a programação é voltada à rotina do Parlamento. A abertura do evento será às 18h, no Plenarinho Paulo Stuart Wrigth.


Programação

Dia 14

16h: Credenciamento

16h30: Café de boas vindas

18h: Abertura oficial e palestra (35 anos da Constituição Estadual de SC)


Dia 15

9h: Visita Guiada na Alesc

9h45: Intervalo

10h: Observação da Comissão de Constituição e Justiça

12h: Almoço

14h: Oficina: Conhecendo as Comissões Permanentes da Alesc

15h: Intervalo

15h30: Participação na Sessão Ordinária da Alesc

18h: Encerramento


Dia 16

8h15: Recredenciamento

8h30: Mesa - Redonda com Deputados e Deputadas Estaduais

10h15: Intervalo

10h30: Observação da Comissão de Finanças e Tributação

12h: Almoço

14h: Visita Guiada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina

16h: Intervalo

16h15: Visita nos gabinetes dos Deputados e Deputadas Estaduais

17h15: Audiência com a Presidência da Alesc

18h: Encerramento


Dia 17

8h45: Recredenciamento

9h: Palestra - Conhecendo a Estrutura da Alesc

10h: Intervalo

10h15: Aula - O Processo Legislativo na Alesc

12h15: Almoço

14h: Aula - O Processo Legislativo na Alesc

16h: Intervalo

16h15: Oficina - Construindo Proposições Legislativas

18h15: Encerramento.



Agência AL


Itapiranga recebe mais de 70 policiais militares para ações de policiamento ostensivo Anterior

Itapiranga recebe mais de 70 policiais militares para ações de policiamento ostensivo

Equipe da Saúde intensifica ações da campanha Outubro Rosa Próximo

Equipe da Saúde intensifica ações da campanha Outubro Rosa

Deixe seu comentário