Estiagem impacta o meio rural e ações de apoio são intensificadas em São Miguel do Oeste |
Defesa Civil alerta para calor intenso entre esta quarta e sexta-feira
Entre esta quarta, dia 18, e a sexta-feira, dia 20, uma massa de ar quente continua a atuar em Santa Catarina, mantendo as temperaturas elevadas em todas as regiões. No Grande Oeste, Planato Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, as máximas variam entre 34 e 37°C, enquanto nas demais regiões os termômetros oscilam entre 30 e 34°C. Com isso, o risco é moderado a baixo para ocorrências associadas ao calor intenso em todo o território catarinense.
Nesta terça-feira, dia 17, as máximas no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí chegaram a próximos aos 36ºC, com pontuais acima desse valor. No Grande Oeste os termômetros variaram de 32ºC a 35ºC; o município de Itapiranga registrou a maior temperatura da região, ultrapassando a marca de 36ºC. O Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis as máximas ficaram entre 29ºC e 33ºC.
A presença do calor, em conjunto com umidade disponível na atmosfeira, forma condições para temporais isolados, principalmente entre as tardes e noites. Contudo, a chuva não é suficiente para aliviar o calor intenso, ajudando a manter a sensação de abafamento no período noturno.
Riscos associados:
O calor intenso aumenta o risco de desconforto térmico, desidratação e pode contribuir para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e enfermos.
A Defesa Civil recomenda:
- Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
- Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
Ascom Defesa Civil
Mais sobre:






Deixe seu comentário