CLIMA

Declínio acentuado de temperatura e frio intenso a partir da tarde de quarta-feira

Declínio acentuado de temperatura e frio intenso a partir da tarde de quarta-feira
Defesa Civil

Após a passagem da frente fria, nesta quarta-feira, dia 28, uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do Brasil, proporcionando uma queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina. O nível é alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de congelamento de pistas e tubulações nas áreas mais suscetíveis da serra catarinense.

As temperaturas começam a cair no início da tarde, nas regiões do Oeste, e avançam para as demais áreas até à noite, quando serão registradas as temperaturas mínimas, que ficam abaixo de 0°C nas regiões mais altas da serra, variam entre 1 e 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste, ficam em torno de 5°C no Extremo Oeste e em torno de 10°C no Litoral e áreas próximas.

Os modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, especialmente entre os Planaltos e o Meio-Oeste. Nestas regiões, as condições atmosféricas – com temperaturas muito baixas e umidade disponível – são favoráveis à ocorrência de precipitação invernal e até mesmo neve, especialmente entre a madrugada e manhã da quinta-feira, dia 29. No entanto, por se tratar de um fenômeno de difícil previsão, é importante acompanhar as atualizações meteorológicas.

Ao longo da quinta-feira, apesar da presença do sol, as temperaturas continuam baixas em todas as regiões de SC, com máximas ficando próximas de 3°C nas áreas mais altas do Planalto Sul, variando entre 8 e 16°C no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí – ficando levemente mais baixas no Alto Vale – entre 4 e 8°C no Oeste e Extremo Oeste e variando entre 2 e 7°C entre os Planaltos e Meio-Oeste.

Entre a quarta e a quinta, os ventos ficam intensos no Leste catarinense, deixando a sensação térmica ainda mais baixa, especialmente no Litoral e no Planalto Sul.

O frio intenso permanece, pelo menos, até o domingo, dia 1º de junho, especialmente entre as noites e manhãs, com condições favoráveis para a formação de geada ampla no estado durante estes dias. Durante as tardes, as máximas não passam dos 20°C.



Defesa Civil

São Miguel do Oeste recebe recursos para sediar os Jogos Escolares de SC Anterior

São Miguel do Oeste recebe recursos para sediar os Jogos Escolares de SC

Comissão aprova criação da Rota da Pesca Artesanal e Esportiva Próximo

Comissão aprova criação da Rota da Pesca Artesanal e Esportiva

Deixe seu comentário