De bem com o verão

Cuidados simples para mantêr a saúde bem na melhor estação

O verão está aí e também a temporada de piscina, praias, camping, maior exposição solar e muito calor! Para que esta estação seja bem aproveitada, alguns cuidados devem ser tomados.

Proteção solar: É indispensável o uso de protetor solar UVA-UVB à prova d?água para evitar queimaduras de sol, manchas na pele, envelhecimento precoce e prevenir o câncer de pele. Por isso, trate de proteger bem a sua pele utilizando um protetor solar de largo espectro, que filtre tanto o raio ultravioleta A quanto B da luz do Sol. As crianças, especialmente, precisam estar protegidas ? com um protetor que apresenta pelo menos 15 pontos no fator de proteção solar.

Cuide a alergia provocada pelo sol - Com a exposição ao sol, sua pele fica coçando, com \"bolinhas\", ou áspera, você pode sofrer com a chamada alergia ao sol. Verifique também se não está ocorrendo alergia ao protetor solar. Procure a orientação de um dermatologista.

Insolação: perigo à vista - Se você abusou da exposição solar, fique atento para a insolação, cujos sintomas são: febre, mal-estar, dor no corpo, sensação de frio, eritema e queimaduras na pele. Se os sintomas forem leves, basta repouso, alimentação leve, ingestão de muita água, uso de loções hidratantes a base de camomila, calêndula, aveia e géis para queimadura solar. Nos casos mais graves procure orientação médica.

DROGAS FOTOSSENSIBILIZANTES

Se você estiver fazendo uso de medicamentos, peça a orientação de seu médico ou do profissional farmacêutico quanto ao risco de fotossensibilização. Algumas drogas como sulfas, tetraciclinas, piroxicam, retinóides, amiodarona, hidroclorotiazida, sulfoniluréia, e outras podem causar reações na pele quando exposta ao sol.

AGRAVAMENTO DE DOENÇAS

Algumas doenças podem podem ser agravadas ou com a exposição solar. Como exemplo temos o herpes simples, o vitiligo e lupus eritematoso.

Nestes casos, evite o máximo a exposição solar e use sempre protetor solar.

Micoses: Mais freqüentes no verão, as micoses superficiais podem afetar unhas, pele e couro cabeludo em qualquer época do ano. Umidade, calor, baixa imunidade e uso prolongado de antibióticos são as condições mais favoráveis às manifestações da micose, provocadas por fungos. Os tipos mais comuns da doença são a tinea interdigital, conhecida como frieira, a ptiríase versicolor, popularmente chamada de pano branco ou micose de praia, e a onicomicose, que afeta as unhas. O tratamento adequado depende do local afetado e do tipo de fungo, e deve ser orientado por um especialista.

DICAS DE VERÃO

* Beba muito líquido e tenha uma alimentação leve, com frutas frescas e saladas.

* O guarda-sol deve ter tecido de algodão, pois tecidos sintéticos deixam passar a radiação UV.

* Protetores funcionam como uma esponja e devem ser reaplicados a cada 2 horas ou antes, caso o usuário sue muito ou após entrar na água.

* Após exposição solar hidratar a pele com produtos nutritivos e calmantes para evitar o ressecamento e descamação.

* Perfumes, desodorantes, bronzeadores caseiros e frutas cítricas devem se evitados: pois podem manchar a pele com a exposição solar.

* O ideal é que as mulheres façam depilação uma semana antes da exposição, pois a retirada de pêlos, principalmente com cera quente, pode deixar áreas inflamadas que, quando expostas aos raios solares, podem manchar.

* Se estiver tomando algum remédio, consulte o médico sobre a possibilidade de ter efeito fotossensibilizante.

* Fazer exercícios em dias de Sol quente aumenta a necessidade corporal por água e o risco de insolação. Beba bastante líquidos e faça intervalos entre as sessões de ginástica para esfriar um pouco.

* Os olhos também são sensíveis ao Sol, e a exposição excessiva pode aumentar o risco de cataratas. Escolha óculos que bloqueiem pelo menos 99% dos raios ultravioleta A e B.

* Plantas e insetos estão em toda parte, e podem causar dermatites que coçam em pessoas sensíveis. No entanto, em geral, são facilmente eliminadas ou minimizadas lavando-se a área afetada com bastante água e sabão.

* Se está indo para lugares em que a infra-estrutura sanitária não é aquelas coisas, evite beber água sem que seja fervida antes ou frutas e vegetais lavados em águas não tratadas. Os cubos de gelo devem ser feitos a partir de água fervida também. Os primeiros indícios de contaminação pela água é a diarréia ? ao primeiro sinal, procure um médico!

* Evite o uso de bebidas alcoólicas. O álcool desidrata o organismo e aumenta o risco de desidratação nos dias muito quentes. Prefira sucos naturais e bastante água, cerca de dois litros e meio por dia, de preferência fora das refeições.

Cuidados simples ajudam

a evitar micoses

? Seque-se sempre após o banho, principalmente os espaços entre os dedos e as dobras do corpo, como as virilhas

? Evite usar roupas e toalhas de outras pessoas

? Use roupas leves e ventiladas, como as peças de algodão

? Evite andar descalço em locais públicos, como saunas, vestiários e beira de piscinas

? Evite roupas apertadas ou sintéticas (inclusive peças íntimas)

? Não fique com roupas molhadas por muito tempo

? Evite contato prolongado com água e sabão

? Procure usar luvas, sempre que for manusear terra

? Use somente o seu material de manicure

Fique longe do bronzeador caseiro!

O uso de bronzeadores de fabricação caseira é uma prática que ainda não foi abandonada e é, principalmente, adotada por mulheres que tentam obter um bronzeado mais rápido e barato. Além do chá de folha de figo, o óleo de cozinha e até coca-cola são usados para \"bronzear\". O procedimento é totalmente desestimulado pelos médicos, pois além de causar sérios danos à pele, a prática pode levar ao desenvolvimento de câncer da pele e esses compostos caseiros não tem qualquer comprovação científica.

Anterior

Candidatos da região disputam vaga no Senai

Próximo

Dom Dirceu Milani pode estar foragido em Joinville

Deixe seu comentário