MISSÃO

Daniela Reinehr faz balanço positivo de sua participação em missão oficial na França

Daniela Reinehr faz balanço positivo de sua participação em missão oficial na França
Divulgação

A deputada federal Daniela Reinehr (PL), vice-presidente da Comissão Especial sobre o Sistema Portuário Brasileiro, que inclusive trata do Projeto de Lei 733/2025, fez um balanço positivo de sua participação na Missão Internacional Brasil Export 2025, realizada em Paris (na França), na última semana. Durante a agenda, que reuniu ministros, parlamentares, especialistas e representantes do setor produtivo, a parlamentar catarinense aproveitou a oportunidade para colocar o Brasil em evidência e, ao mesmo tempo, mostrar a força de Santa Catarina no cenário portuário.

“Nosso estado é o único do país com seis portos públicos em operação e se prepara para receber o Terminal Graneleiro e um novo empreendimento privado em Itapoá, com expectativa de movimentar 11 milhões de toneladas anuais e gerar 3 mil empregos diretos e indiretos”, destacou a deputada, lembrando, mais uma vez, que essa vocação natural precisa ser fortalecida com segurança jurídica, liberdade econômica e eficiência.

Na mesa-redonda dedicada ao PL 733/2025, a deputada ressaltou que 95% do comércio exterior brasileiro passa pelos portos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Para ela, a atualização da Lei dos Portos é estratégica para reduzir burocracias, agilizar licenciamentos ambientais e consolidar a governança portuária.

Entre os avanços previstos pelo projeto que tramita na Câmara dos Deputados, Daniela citou concessões e arrendamentos, o licenciamento ambiental integrado e a simplificação regulatória. “São mudanças que podem destravar obras que hoje levam anos para sair do papel e abrir espaço para novos negócios no setor”, avaliou.

O roteiro na capital francesa incluiu visitas técnicas aos portos de Haropa (Le Havre) e Marselha, reconhecidos pela eficiência logística e pelas práticas de sustentabilidade, além de encontros com investidores e autoridades francesas. “O que nos fez voltar com ainda mais convicção de que o Brasil pode aumentar ainda mais o seu protagonismo no comércio internacional. Mas, para isso, precisamos garantir estabilidade institucional e jurídica, promovendo um ambiente de confiança para os investidores. O futuro da nossa competitividade passa, necessariamente, pelos portos”, concluiu Daniela Reinehr.




Confira também: Deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária




Assessoria Deputada

Mauro De Nadal apresenta Moção de Apelo contra importação de banana do Equador Anterior

Mauro De Nadal apresenta Moção de Apelo contra importação de banana do Equador

Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais isolados entre segunda e terça-feira Próximo

Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais isolados entre segunda e terça-feira

Deixe seu comentário