Câmara aprova projeto dando nome de Amábile Olga de Azevedo para ginásio |
Crianças fazem artesanato com palha de milho
As crianças que participam do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em Guaracia
As crianças que participam do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em Guaraciaba, estão elaborando diversas peças artesanais a partir da palha do milho. O projeto realizado pelas monitoras tem o objetivo de resgatar valores culturais, tendo como tema principal a palha de milho, e instigar as crianças a produzir seus próprios objetos/brinquedos.
As monitoras ressaltam que a decisão de trabalhar com a cultura do milho é porque esta é uma das atividades agrícolas mais antigas do município e tem grande importância para a sustentabilidade dos agricultores.
Conforme as monitoras, foram pesquisados quais os brinquedos e objetos que os pais ou avós confeccionavam quando ainda eram crianças ou adolescentes. As crianças também observaram o processo de plantio do milho até a etapa de colheita para o aproveitamento da palha para a confecção de brinquedos artesanais. Para isso, elas foram visitar a propriedade de uma das colegas do Peti. Para facilitar o trabalho, a extensionista da Epagri, Leonilda Milani, fez uma demonstração de objetos confeccionados a partir da palha de milho. Além da palha, para fazer os brinquedos foram utilizados folhas, sementes e madeiras colhidas na natureza, peças de metal, plástico, sucatas, isopor e cola quente.
Os trabalhos estão expostos na entrada da prefeitura de Guaraciaba, assim como o projeto que orientou a montagem dos mesmos. Conforme as monitoras, as crianças já estão trabalhando a idéia de confecção de lembranças para o Natal.
Mais sobre:






Deixe seu comentário