Comitiva busca campus da Udesc para região

Nesta segunda-feira, dia 29, uma comitiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, liderada pelo secretário Flávio Berté, na companhia dos prefeitos de Princesa, Palma Sola e Guarujá do Sul, esteve reunida com o reitor da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Sebastião Lopes Melo. Durante o encontro, as lideranças realizaram a entrega de um documento contendo a proposta da região para a instalação de um campus da Udesc em um dos seis municípios da Regional de Dionísio Cerqueira. Pela proposta, os municípios de Guarujá do Sul e Palma Sola demonstraram maior interesse em ser sedes da universidade. Em reunião, o reitor fez uma explanação sobre a situação da instituição, desde repasse de recursos, pelo Governo do Estado, até a estrutura física e operacional da Universidade.
Segundo Berté, a proposta da região tem na educação um dos pontos fortes e ativos para a transformação e desenvolvimento do Extremo-Oeste. Conforme o secretário, o documento apresentado na Udesc foi fruto de um trabalho de pesquisa e contato direto com as realidades de cada um dos seis municípios que compõem a Regional. A SDR Dionísio Cerqueira criou, neste ano, uma comissão pró-instalação de um campus de universidade pública na região como forma de melhorar as atenções à educação. Após vários meses de trabalho, ficou definida a apresentação da proposta de implantação de um campus da Udesc na Regional, com a possibilidade de atendimento de cursos nas áreas de Turismo Ecológico Sustentável e Ciências da Computação. Os cursos teriam o grande objetivo de diminuir o êxodo rural dos jovens e profissionalizar a mão de obra.
Berté destaca que ficou definido que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional estará organizando, em fevereiro de 2011, uma reunião de colegiado com os secretários de Educação dos seis municípios de abrangência da SDR, para tratar da presença da Udesc na Regional, iniciando já com o Projeto Rondon. Esta atividade vai tratar da capacitação, envolvendo toda a sociedade, atendendo as diferentes faixas etárias e a formação, trabalhando temas que venham ao encontro da proposta de desenvolvimento regional. ?Este ato serviria de preparação da nossa região para a instalação da Udesc?, aponta.
Paralelamente, a SDR Dionísio Cerqueira estará realizando um diagnóstico, em parceria com os municípios, para oportunizar a realização de cursos na modalidade EAD (Ensino à Distância), bem como de Especialização Latu Sensu e Stricto Sensu, nas áreas de Educação, Ambiental, Administração, Tecnologias, entre outras.

Brincando nas Férias está de volta Anterior

Brincando nas Férias está de volta

Próximo

Terminal rodoviário passará por reformas

Deixe seu comentário