SÃO MIGUEL DO OESTE

CDL comemora 52 anos com inauguração da nova sede e sorteio do Cash Premiado

CDL comemora 52 anos com inauguração da nova sede e sorteio do Cash Premiado
Folha do Oeste

Na sexta-feira, dia 14, a CDL São Miguel do Oeste promoveu uma programação especial alusiva aos 52 anos da entidade. As atrações iniciaram no período da tarde com a inauguração da galeria dos presidentes da entidade na nova sede da CDL, localizada no Edifício Archangelus, na Rua Duque de Caxias, centro de São Miguel do Oeste. O evento marcado por emoção e reconhecimento também contou com uma confraternização entre ex-presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas, diretoria e lideranças.

Já na parte da noite de sexta-feira, em um evento aberto ao público, ocorreu a inauguração oficial da nova sede da entidade e a solenidade de comemoração aos 52 anos da CDL São Miguel do Oeste. O ato realizado em frente à nova sede da CDL contou com a presença de lideranças, associados, representantes de entidades, parceiros e a comunidade em geral.

Durante a programação, ainda foi promovido um momento de reconhecimento e agradecimento as empresas que patrocinaram os eventos e ações da CDL em 2024, e também para as que já sinalizaram ser parceiras em 2025. Também foram entregues lembranças aos presidentes que contribuíram para a história da entidade. Na oportunidade, foi entregue uma lembrança honrosa ao primeiro presidente da entidade, Oswaldo Gruber.

“Hoje me sinto tão orgulhoso que eu não tenho nem palavras. Quando nós começamos a CDL, eu consegui reunir 20 lojistas para fazer uma reunião”, recordou Oswaldo Gruber, enfatizando que não imaginava que a entidade se tornaria tão grandiosa. “Hoje tem sede própria graças a todos vocês contribuintes, graças as pessoas que ajudaram, que se esforçaram, os presidentes, os associados, os funcionários, todo o pessoal que ajudou. Meus sinceros agradecimentos!”, declarou o primeiro presidente da entidade.

O atual presidente, Juares dos Santos Junior, destacou a importância deste momento especial nessa história da entidade, construída por muitas pessoas e por todas as diretorias que passaram pela CDL. Juares ressalta que hoje a entidade conta com mais de 800 empresas associadas, em um crescimento significativo. A CDL está muito visível para a comunidade e tem uma relevância grande. O presidente salienta que a CDL é muito mais que o SPC, é representatividade, grandes projetos, capacitações, conta com CDL Jovem, e está lançando CDL Agro. “Tenho a grata alegria de estar finalizando a nossa gestão, nesse ano de 2025, com grandes conquistas”, afirma.   

Em seu pronunciamento, o presidente reforçou os agradecimentos aos ex-presidentes, lideranças, diretores, parceiros e famílias. Juares ainda pontuou que a nova sede possibilitará atender melhor o associado, parceiros, e continuar a expansão da entidade. Um espaço de todos os associados e da comunidade. Com relação a programação comemorativa, promovida na sexta-feira, o presidente acrescentou que foi um presente da CDL para a comunidade.  

O presidente da Câmara de Vereadores, Ravier Centenaro, ressaltou em sua fala que não poderia ter momento mais especial para fazer a inauguração da nova sede da CDL, junto com o aniversário de São Miguel do Oeste. Centenaro ainda destacou a importância de todos que estão e estiveram envolvidos com a entidade. Conforme ele, o comércio de São Miguel do Oeste fez muito pela história da cidade e continua fazendo, e a CDL torna o empresário e o comércio forte.

A conselheira da FCDL, Gleice Koop, representando o presidente da FCDL, Onildo Dalbosco, também enfatizou a importância da entidade. Gleice ressaltou que teve honra de presidir a CDL e acompanhar de perto o impacto positivo da CDL no movimento lojista, inspirando outras CDLs, e fortalecendo o ambiente de negócios no município. Conforme ela, a CDL tem sido um exemplo. Na oportunidade, a conselheira da FCDL parabenizou a todos que contribuíram para tornar o sonho em realidade.

Em sua fala, o prefeito Edenilson Zanardi, destacou a importância do trabalho desenvolvido por todas as diretorias, e enfatizou o esforço e dedicação do primeiro presidente, Oswaldo Gruber. “O senhor é orgulho para nós porque há 52 anos iniciou um projeto que hoje se desenha como um dos mais fortes, bonitos e representativos de SC. A CDL representa muito o comércio e comércio representa uma fatia de 50% do movimento econômico da nossa cidade”, citou. Zanardi ainda declarou o orgulho de ter presidido a entidade em 2013/2014.

Após os pronunciamentos, ocorreu o momento inaugural, com o desenlace da fita na entrada da nova sede da entidade, um marco na história da CDL. Após este momento especial, foi realizado o sorteio da campanha Cash Premiado, e em seguida ocorreu o show com Felipe e Kaique. Uma programação gratuita e aberta ao público.


Anunciados os vencedores da campanha Cash Premiado

Durante o evento realizado na noite de sexta-feira, dia 14, foram revelados os ganhadores dos prêmios da campanha Cash Premiado CDL, uma iniciativa promovida pela CDL com o apoio das empresas patrocinadoras e associadas aderentes. Nesta campanha o objetivo foi incentivar o consumo no comércio local, premiando os consumidores que realizaram compras nas empresas participantes. Além disso, a campanha proporcionou cashback automático no aplicativo da CDL, permitindo aos clientes novas compras.

Para participar da promoção, os consumidores receberam cupons, que deveriam ser validados pelo aplicativo CDL SMO, garantindo a participação no sorteio. Os grandes ganhadores da campanha foram: Marivana Heinrich, contemplada com uma moto elétrica, e Luana Marcolan Bosa, ganhadora de um automóvel Polo 0 km. A CDL ainda realizou sorteio de valores em cashback.

Durante o evento que contou com a presença e o pronunciamento dos patrocinadores da campanha, o presidente da entidade, Juares dos Santos Junior, agradeceu a todos os envolvidos, empresas, parceiros e consumidores.  



HISTÓRIA E MOMENTOS MARCANTES DA CDL

Em torno de 44 empresários visionários. Seu principal objetivo era organizar o comércio local, fortalecer a economia e implementar um sistema de proteção ao crédito, que mais tarde deu origem ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Desde a sua criação, a CDL tem desempenhado um papel fundamental no crescimento econômico do município, apoiando empresários, promovendo eventos comerciais, e incentivando o desenvolvimento associativista.

Na década de 1970, a entidade estruturou os seus primeiros serviços, aprovou seu estatuto e recebeu o apoio da Administração Municipal. Foi nesse período que surgiram os primeiros listões de inadimplentes, organizando o comércio e dando mais segurança nas vendas a crédito. Além disso, a CDL teve participação ativa na primeira edição da Faismo, evento que logo se tornaria um marco econômico para a região. Também foi criada a política do ‘sábado inglês’, permitindo a ampliação no horário do comércio aos sábados.

Nos anos de 1980, a CDL consolidou sua estrutura organizacional, realizando as primeiras eleições por voto secreto e promovendo concursos e campanhas para movimentar o comércio, como o Concurso de Vitrines. Os associados passaram a contar com eventos de capacitação e o SPC foi integrado a outras CDLs da região, fortalecendo o acesso as informações de crédito.

Nessa época também foi lançada a primeira Campanha de Prêmios, para estimular as vendas e fidelizar clientes. A entidade teve um papel fundamental nas discussões do horário padrão do comércio local, que permanece como referência até hoje.

A década de 1990 marcou o período de expansão e fortalecimento institucional. A CDL participou ativamente das tratativas para construção da ponte internacional Brasil/Argentina. Em 1994, durante a 35ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, a entidade oficializou a mudança do nome de Clube para Câmara de Dirigentes Lojistas, reforçando a sua representatividade. A CDL também desempenhou papel relevante na formação de políticas públicas locais, participando da definição do IPTU e da regulamentação do horário do comércio.

Nos anos 2000, a CDL organizou importantes eventos, como o Fórum do Mercosul, que reuniu lideranças do Brasil, Paraguai e Argentina, para discutir o fortalecimento do comércio internacional. Em parceria com o Fórum da Comarca de São Miguel do Oeste foi inaugurada a Câmara de Arbitragem, oferecendo um serviço de conciliação para dividas acima de sete salários mínimos. Lançou também o Cadastro de Oportunidade de Empregos, conectando trabalhadores às empresas associadas.

A década de 2010, trouxe novas inovações e projetos estratégicos. A CDL retomou a realização da Faismo, juntamente com a Acismo e a prefeitura. E de forma individual organizou o Extremo Oeste Feirão, ampliando o alcance dos eventos comerciais da cidade.

Em 2014 foi premiada como a entidade que mais cresceu em número de associados em SC, neste período a CDL também esteve envolvida na discussão da implantação do estacionamento rotativo, em 2017/2018, na modernização do comércio e no lançamento da plataforma ‘Compra SMO’, marketplace que fortaleceu o comércio local. Além disso, a CDL participou ativamente de mobilizações tributárias e rodoviárias, como a luta pela revitalização da BR 163.

Nos anos mais recentes, a CDL enfrentou desafios, como a pandemia do Covid-19, lançando campanhas para incentivar o comércio local durante o período de crise. Para amenizar os impactos econômicos, a entidade promoveu ações como o Liquida São Miguel, antecipando as vendas para estimular ainda mais a comercialização; e a disponibilização de testes rápidos de Covid-19 para os seus associados. Durante este período, a CDL também investiu em capacitação, lançando o projeto ‘Escola do Varejo’, que formou novos profissionais para o setor.

Em 2023, a CDL lançou o Summit Empresarial CDL, o maior evento coorporativo da região, e lançou o Cash CDL, um programa de cashback para retribuição e fidelização, e para incentivar o consumo em São Miguel do Oeste. Outras iniciativas de destaque inclui a realização da primeira turma de mestrado presencial, através da parceria com a Unoesc, a promoção do Cash Premiado, com sorteio de prêmios para os consumidores, e a realização do Churrasco On Fire.

“Celebrar 52 anos é antes de tudo reconhecer um sonho que começou com a união de poucos e se expandiu para integrar um movimento de mais de 800 empresas”. Cada decisão, evento e projeto contribuíram para solidificar a CDL São Miguel do Oeste como referência no apoio ao comércio local e na promoção do desenvolvimento econômico e social da região. Com um legado construído por gerações de empresários, colaboradores e parceiros, a CDL segue firme no propósito de inovar, integrar e defender os interesses do comércio.

Defesa Civil alerta para chuva pontualmente intensa a partir da tarde de sábado Anterior

Defesa Civil alerta para chuva pontualmente intensa a partir da tarde de sábado

Programação especial é realizada no aniversário de São Miguel do Oeste Próximo

Programação especial é realizada no aniversário de São Miguel do Oeste

Deixe seu comentário