Trump envia esquadrão anfíbio ao Caribe e aumenta pressão sobre a Venezuela |
Câmara debate Plano Nacional de Imunização e obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste realizou na noite desta sexta-feira, dia 23, uma audiência pública para debater o Plano Nacional de Imunização. O evento foi proposto pela vereadora Cris Zanatta (PSDB) e realizado no plenário do Poder Legislativo, e debateu especialmente a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 em crianças.
A vereadora Cris Zanatta ressaltou que o debate envolve a saúde pública. Citou vacinas importantes, como a poliomielite e a meningite, que erradicaram doenças. Disse que o assunto é polêmico, e que foi procurada por pais para propor essa audiência pública. Lamentou a ausência de diversas autoridades que foram convidadas, como o Poder Judiciário, representantes de serviços públicos de saúde, deputados federais e senadores. Pediu que todos fiquem abertos ao conhecimento.
Em sequência, foram abertos espaços para manifestações dos convidados e da plateia. A maior parte das manifestações tratou sobre questionar a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19, desde a forma legal como a vacina foi inserida no Plano Nacional de Imunização até a eficácia da vacina.
Após manifestação de pais na plateia, questionando sobre a vacinação nos filhos, o secretário municipal de Educação, Vamilson D’Espíndola, disse que em nenhum momento obrigou-se a vacinar crianças dentro de escolas, mas que a escola apenas confere a regularidade da vacina.
ENCAMINHAMENTOS
Cris disse que fará um encaminhamento aos deputados federais e senadores e ao Ministério da Saúde, para buscar um consenso científico. A vereadora afirmou que a Câmara fez seu papel, dando a oportunidade de todos se manifestarem. O presidente da Câmara, Ravier Centenaro, afirmou que não está ao alcance da Câmara alterar a legislação federal ou mesmo o Plano Nacional de Imunização, e que o papel da Câmara, de abrir o debate, foi feito.
A audiência pública pode ser assistida no Youtube da Câmara.
Câmara de Vereadores





Mais sobre:
Deixe seu comentário