SÃO MIGUEL DO OESTE

Câmara debate Plano Nacional de Imunização e obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 em crianças

Câmara debate Plano Nacional de Imunização e obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 em crianças
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste realizou na noite desta sexta-feira, dia 23, uma audiência pública para debater o Plano Nacional de Imunização. O evento foi proposto pela vereadora Cris Zanatta (PSDB) e realizado no plenário do Poder Legislativo, e debateu especialmente a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 em crianças.

A vereadora Cris Zanatta ressaltou que o debate envolve a saúde pública. Citou vacinas importantes, como a poliomielite e a meningite, que erradicaram doenças. Disse que o assunto é polêmico, e que foi procurada por pais para propor essa audiência pública. Lamentou a ausência de diversas autoridades que foram convidadas, como o Poder Judiciário, representantes de serviços públicos de saúde, deputados federais e senadores. Pediu que todos fiquem abertos ao conhecimento.

Em sequência, foram abertos espaços para manifestações dos convidados e da plateia. A maior parte das manifestações tratou sobre questionar a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19, desde a forma legal como a vacina foi inserida no Plano Nacional de Imunização até a eficácia da vacina.

Após manifestação de pais na plateia, questionando sobre a vacinação nos filhos, o secretário municipal de Educação, Vamilson D’Espíndola, disse que em nenhum momento obrigou-se a vacinar crianças dentro de escolas, mas que a escola apenas confere a regularidade da vacina.


ENCAMINHAMENTOS

Cris disse que fará um encaminhamento aos deputados federais e senadores e ao Ministério da Saúde, para buscar um consenso científico. A vereadora afirmou que a Câmara fez seu papel, dando a oportunidade de todos se manifestarem. O presidente da Câmara, Ravier Centenaro, afirmou que não está ao alcance da Câmara alterar a legislação federal ou mesmo o Plano Nacional de Imunização, e que o papel da Câmara, de abrir o debate, foi feito.

A audiência pública pode ser assistida no Youtube da Câmara.




Câmara de Vereadores

SC descarta mais duas suspeitas de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade Anterior

SC descarta mais duas suspeitas de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade

Quatro audiências públicas movimentam a agenda de trabalhos no Parlamento catarinense Próximo

Quatro audiências públicas movimentam a agenda de trabalhos no Parlamento catarinense

Deixe seu comentário