CONEXÃO FACISC E PLENÁRIA

Associativismo e o desenvolvimento em destaque

Associativismo e o desenvolvimento em destaque
Folha do Oeste

Nesta semana, lideranças empresariais, presidentes de associações, diretores e autoridades do Extremo Oeste catarinense participaram de importantes momentos promovidos pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) no Coworking Acismo, em São Miguel do Oeste. A programação regional foi realizada na quarta-feira, dia 30 de julho, e iniciou com o Conexão Facisc, seguido da Plenária Regional no período da noite.
De acordo com o presidente da Federação, Elson Otto, o Conexão Facisc é de fato estar presente em todas as 12 regionais e demonstrar para os associados e associações o que a Facisc faz para o empreendedor, para o associado e para a associação. “Colocar os projetos que estão em andamento, os programas, os serviços, as soluções empresariais que a Facisc disponibiliza para o seu associado, é neste sentido que a gente faz essa Conexão”, pontuou durante o evento, ressaltando que esta programação acontece uma vez por ano em cada regional, para levar todas as informações e o que o está acontecendo no sistema associativista. “O objetivo é unir e criar vínculos entre as associações e a Facisc, é o momento também de tirar dúvidas e apresentar as demandas locais para a Federação”, salientou.
Na abertura do evento, o presidente da Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste), Giovanni Guerra Gobbi, ressaltou a expectativa de trocas valiosas no encontro, para fortalecer o ambiente econômico não só das associações, mas dos associados.
Já na Plenária Regional, encontro envolvendo os presidentes da região Extremo Oeste, foram ouvidos os desafios locais, as demandas do empreendedor, do empresário, da Associação, para cada vez mais fortalecer o associativismo e buscar resolver os pleitos que chegam até a Federação.
Otto ressaltou que entre as principais bandeiras da Facisc destacam-se a infraestrutura, a tributação justa, e um tema que tem exigido atenção é a questão da habitação. “Santa Catarina está com déficit habitacional muito grande, em torno de 110 mil casas em déficit, e isso acontece em todos os nossos municípios. Até porque o Estado de SC vem tendo muita migração, tanto dos estados vizinhos assim como de outros países”, acrescenta, reforçando que esta é uma bandeira que a Facisc também está levantando neste momento.
Durante a Plenária foi inclusive abordada a situação da habitação no Extremo Oeste. “Evidentemente algo temos que fazer e isso depende muito dos municípios. O município tem que ter a sua área disponível no Plano Diretor, para a construção da habitação”, pontuou, sendo algo discutido no evento, inclusive com a presença de alguns prefeitos da região.
Os dados apresentados pelo diretor do Programa Voz Única, Milvo Zancanaro, e pelo Centro de Inteligência e Estratégia da Facisc revelaram que mais de 16,6 mil famílias da região enfrentam dificuldades de acesso à moradia digna. Esse cenário impacta diretamente o desenvolvimento empresarial. Para debater caminhos e parcerias possíveis, o encontro contou com a presença do superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Ediomar Giachini, e da coordenadora Ilona Damiani Costa, além de lideranças empresariais regionais, que contribuíram com reflexões durante os debates.
“Esse momento fortalece nossa representatividade, onde buscamos soluções reais para nossos associados e o desenvolvimento econômico”, destacou o presidente da Acismo.

ATUAÇÃO DA FACISC

O presidente da Federação das Associações Empresariais de SC, Elson Otto, também ressalta a satisfação com o crescimento do Sistema Facisc. “Hoje nós passamos de 46 mil empresas associadas ao nosso sistema”, salienta, ressaltando que os projetos e programas também estão em crescimento. Conforme ele, a participação associativista vem crescendo no Estado, e isso fortalece a Federação.
“A Facisc tem um propósito: representar e defender o empreendedor catarinense, defender as associações empresariais, ou seja, a Facisc presta um serviço para seus donos e os donos da Facisc são as 46 mil empresas. Estamos felizes pelos números, pela participação, pelo envolvimento, e pelo crescimento do nosso sistema associativista”, declarou.
Entre os projetos de grande relevância está o Voz Única, realizado há 16 anos. Otto salienta que no próximo ano acontecerá a eleição estadual e federal, e a Facisc vai levar as demandas e pleitos de cada regional através do Voz Única. Haverá um acompanhamento presencial e monitorada a votação, a participação e o posicionamento de cada político, neste sentido de atender as demandas do setor produtivo catarinense.
O presidente da Federação adianta que cada associação e empresário vai poder participar do levantamento das demandas, e a Facisc vai escolher as prioridades de cada regional e colocar no Voz Única, efetuando a entrega das demandas aos candidatos.

PARTICIPAÇÃO

Elson reforça o convite para os empreendedores para que conheçam mais os trabalhos das associações empresariais. “Precisamos estar unidos, para resolver os problemas que afetam não só o empresário, mas as comunidades como um todo”, enfatizou.

Coleta de materiais no meio rural inicia na segunda-feira Anterior

Coleta de materiais no meio rural inicia na segunda-feira

Ameosc comemora 54 anos de história e atuação Próximo

Ameosc comemora 54 anos de história e atuação

Deixe seu comentário