Hospital Regional é contemplado com o Projeto “Lean nas Emergências” do Ministério da Saúde |
Assinada ordem de serviço para segunda etapa do Autódromo Internacional de Chapecó

A região Oeste de Santa Catarina começa a viver a expectativa pela primeira competição no Autódromo Internacional de Chapecó, que teve o pré-calendário de provas revelado na noite desta quarta-feira, dia 15, durante a Efapi do Brasil. Além da apresentação do pré-calendário, ocorreu também a assinatura para a abertura de um novo processo licitatório, referente à segunda etapa das obras do autódromo. “É uma nova matriz econômica. Assim como temos a Efapi e o Centro de Eventos, agora o Autódromo Internacional de Chapecó se soma a esse conjunto”, destacou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
O lançamento contou com a presença do prefeito, João Rodrigues, do vice-prefeito Valmor Scolari, do presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, do presidente do Automóvel Clube Chapecó, Valdir Moratelli, do presidente da Efapi do Brasil, Felipe Balzan, do diretor esportivo do Automóvel Clube, André Moratelli, de Admir Chiesa, do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Maurício Lise da Rocha, e do piloto Felipe Tozzo, que representou os pilotos presentes.
Inauguração prevista para o primeiro semestre de 2026
A inauguração do Autódromo de Chapecó está prevista para o primeiro semestre de 2026. A fixação do calendário oficial dependerá da conclusão das obras, da homologação pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e do cronograma definido pelas diferentes categorias. O pré-calendário, apresentado durante a Efapi do Brasil, projeta as primeiras competições que serão realizadas no Autódromo Internacional de Chapecó. “Aproveitamos o grande público e toda a visibilidade que a feira oferece. É uma oportunidade de conectar os dois momentos, a feira e o lançamento, em uma sucessão de boas notícias para Chapecó”, completou Rodrigues.
Segundo Valdir Moratelli, a expectativa é que o autódromo receba suas primeiras provas já no primeiro semestre de 2026, e que o segundo semestre esteja repleto de competições. “Posso dizer, com alegria, que estamos com cerca de 75% da obra concluída e, em breve, será aplicada a segunda camada de asfalto”, explicou.
Para ele, lançar o pré-calendário dentro da Efapi é uma forma de aproximar os pilotos do público e permitir que os visitantes conheçam a grandiosidade da obra, avaliada em cerca de R$ 70 milhões.
Fase de obras do Autódromo Internacional de Chapecó
Atualmente, a obra está na fase de construção civil, com a execução do muro dos boxes (pitwall), instalação de barreiras de concreto, colocação de defensas metálicas e formação de módulos de pneus para proteção. Além disso, ocorre o plantio de grama nas laterais da pista e a hidrossemeadura nas áreas entre os traçados.
Lançar o pré-calendário de provas do Autódromo de Chapecó em uma das maiores feiras multissetoriais do Sul do Brasil é motivo de orgulho para o presidente da Comissão Organizadora da Efapi do Brasil. “É um projeto grandioso, e fazer essa apresentação dentro de uma feira do tamanho da Efapi é muito significativo”, pontuou Felipe Balzan.
Expectativa dos pilotos
O piloto Felipe Tozzo revelou estar ansioso para correr “em casa”. “Sou piloto de Chapecó e é um orgulho poder levar esse nome para muitos lugares. Já fui até o autódromo, conheci o traçado e acompanho o projeto desde o início. Estou curioso para ver como será o próximo ano. Ainda é um pré-calendário, as coisas podem mudar, mas já dá para perceber que tudo está tomando forma”, contou.
A piloto Bruna Tomaselli, natural de Caibi, destacou que correr perto de casa é a realização de um sonho. “Não vejo a hora de acelerar na pista! Vai ser muito bom, não apenas para o automobilismo do Brasil, que está precisando de um autódromo dessa magnitude em Santa Catarina, mas também para toda a nossa região”, completou Tomaselli.
Veja o pré-calendário completo
ABRIL
Endurance Brasil
Sul-Brasileiro de Automobilismo
MAIO
NASCAR Brasil
Copa Truck
Copa Hyundai HB20
Track Day (Carros)
Sul-Brasileiro de Motovelocidade
JUNHO
Campeonato Catarinense de Arrancada
Gold Turismo / Gold Classic
Track Day (Carros)
JULHO
Race Cup
Track Day (Motos)
Arrancada “Leva Tudo Sul”
Regional de Automobilismo
AGOSTO
Track Day (Carros)
Moto 1000 GP
Stock Car Pro
Stock Car Light
Fórmula 4
Turismo Nacional
SETEMBRO
Sul-Brasileiro de Motovelocidade
Race Cup
Marcas & Pilotos 1.4
Regional de Automobilismo
OUTUBRO
Drift SC
Campeonato Brasileiro 1.4
Track Day (Motos)
Marcas Brasil Racing
NOVEMBRO
Endurance Brasil
H Racing
Track Day (Carros).
Ascom






Mais sobre:
Deixe seu comentário