Assentados deixam fazenda dentro do prazo acordado

No dia 17 de agosto do ano passado, aproximadamente 150 famílias integrantes do MST

No dia 17 de agosto do ano passado, aproximadamente 150 famílias integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam parte dos 298,6 hectares da Fazenda Esperança, em Campo Erê. As terras, que são produtivas, pertencem à família de Americano Rocha, mas foram arrendadas para outra família em virtude da impossibilidade de trabalhar devido a uma doença que enfrenta há alguns anos. Durante esse período, a família moveu uma ação judicial pedindo a reintegração de posse e informou que não iria vender as terras para o Incra (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária).

Segundo o chefe da agência do Incra de Chapecó, Sérgio Aozani, como não houve a possibilidade de negociar a compra das terras, os proprietários, advogados e arrendatários fizeram um acordo judicial, onde ficou estabelecido que as famílias vão permanecer no local até 15 de maio de 2009, e enquanto isso irão procurar outras terras para que o Incra possa negociar e assentá-los.

Aozani sinaliza que o acordo foi cumprido pelo movimento e as famílias se retiraram pacificamente da área dentro do prazo estabelecido. Na última semana, as 21 famílias que ainda restavam no assentamento foram transferidas para um assentamento definitivo no município de Taió. Outras 12 famílias aguardam provisoriamente no Assentamento Olívio Albani, localizado na Fazenda Caldato, em Campo Erê.

Anterior

Conjunto Habitacional Nascer do Sol deve ser inaugurado em junho

Próximo

Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira realiza Força-tarefa em Anchieta na sexta-feira

Deixe seu comentário