Natal Solidário beneficia mais de 700 crianças em São Miguel do Oeste |
Asfalto, coleta de lixo e ações em praças são pedidos por vereadores
Vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversos pedidos tratando de ações de urbanismo. Entre as propostas apresentadas na sessão desta terça-feira, dia 18, estão pedidos de asfaltamento dentro da área do 14º RCMec, ampliação da coleta de lixo e ações nas praças Walnir Bottaro Daniel e La Salle. Leia mais a seguir.
Moção de Apelo 4/2025: Borghetti (PL), Ravier Centenaro (PSD) e Delegado Zancanaro (PL) solicitam à Ameosc que, por meio do Conder Asfalto, realize o recapeamento do asfalto dentro da unidade militar do 14º RCMec em São Miguel do Oeste. Os vereadores destacam a história do Regimento, bem como as inúmeras operações das quais participou.
“A importância desta destacada unidade militar não deixa dúvidas e a comunidade regional precisa auxiliar como pode para que eles tenham as melhores condições de exercer suas funções. Assim sendo, tendo sido inaugurada a Usina de Asfalto da Ameosc, entendemos que, observados os procedimentos legais, não seria necessário um dispêndio tão grande de recursos públicos para executar a obra”, justificam. A moção é destinada ao presidente da Ameosc, e foi subscrita por Andréia Rebelato, Bufo, Cris Zanatta e DeMarch.
Indicação Legislativa 24/2025: Adilson Pandolfo (PT) e Ana Flávia Moreira (PT) solicitam à Administração Municipal que instale contêineres exclusivos para o lixo reciclável e faça estudo de viabilidade de ampliação da estrutura de coleta, como a destinação ou aquisição de mais um caminhão, bem como de mais contêineres de lixo orgânico. Os vereadores justificam o pedido para promover um meio ambiente mais saudável e sustentável, citando artigos da Constituição Federal que tratam sobre o assunto.
“Grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver. Desta forma, a separação feita pelo cidadão em sua residência representa dinheiro para as cooperativas e catadores de lixo”, justificam os vereadores.
Adilson e Ana Flávia ressaltam ainda que há grande demanda no município para a destinação de lixo. “A colocação de mais lixeiras, tanto para orgânicos como para a reciclagem, irá facilitar para o cidadão com consciência ecológica e preocupação com o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente”, acrescentam. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Indicação Legislativa 25/2025: Ravier Centenaro (PSD) solicita à Administração Municipal que instale uma estação de água quente (chimarródromo) e uma estação de água natural na Praça Walnir Bottaro Daniel, junto ao posto policial. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Conforme Ravier, com o “chimarródromo” as pessoas terão acesso à água quente de forma rápida e fácil, podendo aproveitar melhor o tempo ao ar livre, sem precisar interromper o lazer para buscar água longe. “Além de promover a cultura do chimarrão e incentivar a convivência, o ‘chimarródromo’ facilita o dia a dia na praça, tornando o espaço mais acolhedor e atrativo para todos”, justifica.
O vereador ainda destaca que o "chimarródromo" se configura como um local propício para encontros informais, promovendo a socialização e fortalecendo os laços comunitários. As medidas, afirma, “contribuirão significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, consolidando este espaço como um ponto de referência para o convívio comunitário e a promoção de hábitos saudáveis”.
Indicação Legislativa 26/2025: Silvia Kuhn (MDB) solicita a instalação de grades de proteção no entorno do lago principal da Praça La Salle, no Bairro Agostini. A vereadora destaca que essa praça é um importante espaço de lazer e entretenimento, que vem sendo cada vez mais utilizado por famílias.
“O local já possui academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra de areia, área arborizada, o que tem oportunizado que as pessoas permaneçam por mais tempo no espaço. Como por exemplo, adultos que desfrutam de um bom chimarrão, tererê e pipoca nos finais de tarde, além de crianças que circulam com patins, patinetes, bicicletas e outros brinquedos no entorno dos lagos e demais espaços da praça”, lembra a vereadora.
Silvia Kuhn destaca que a instalação de grades no entorno do lago tem o intuito de trazer mais segurança e tranquilidade a todos os usuários, em especial às crianças que têm na água um atrativo a mais e sempre querem chegar mais perto do lago, muitas vezes desconhecendo seus limites e perigos. A indicação é destinada ao secretário de Urbanismo.
Câmara de Vereadores
Mais sobre:









Deixe seu comentário