SÃO MIGUEL DO OESTE

Aprovada a criação do Selo “Empresa Amiga da Juventude”

Aprovada a criação do Selo “Empresa Amiga da Juventude”
: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira, dia 23, o Projeto de Lei 79/2025, de autoria da vereadora Cris Zanatta (PSDB), que institui o Selo “Empresa Amiga da Juventude”. O objetivo é incentivar empresas de São Miguel do Oeste a oferecerem oportunidades de primeiro emprego a jovens estudantes e recém-formados.

O projeto foi aprovado por maioria, com votos favoráveis de Adilson Pandolfo (PT), Ana Flávia Moreira (PT), Cris Zanatta (PSDB), Marli da Rosa (PL), Silvia Kuhn (MDB) e Sisse Abdalla Velozo (PSD). Votaram contra o projeto os vereadores Bufo (MDB), De March (PL) e Delegado Zancanaro (PL). Andréia Rebelato (PSD) e Borghetti (PL) não votaram, Vivi De Carli (PODE) não participou da sessão, e o presidente Ravier Centenaro (PSD) só votaria em caso de empate.

O selo, conforme o projeto, é uma forma de reconhecimento às empresas que demonstram compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento dos jovens no município de São Miguel do Oeste. Entre seus objetivos, estão oportunizar o primeiro emprego e incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho formal.

A proposta prevê que empresas que mantêm jovens aprendizes entre seus colaboradores poderão receber o selo, como forma de valorização. Entre os critérios para concessão do certificado, estão a contratação de estagiários ou aprendizes, a não admissão de menores em condições proibidas por lei e o incentivo à frequência escolar dos filhos dos funcionários.

A proposição reconhece que, embora a taxa nacional de desocupação esteja em 6,2%, a mais baixa da série histórica, o desemprego estrutural continua sendo um desafio no país. “É fundamental investir na inserção de jovens no mercado de trabalho, criando oportunidades para que adquiram experiência, desenvolvam habilidades e contribuam com a renda familiar”, justifica a autora.

Segundo a vereadora, o município possui um número expressivo de empresas e instituições de ensino, o que “demonstra potencial para absorção da mão de obra jovem, especialmente estudantes do Ensino Médio”.

A certificação poderá ser renovada a cada dois anos. A entrega do selo deverá ocorrer preferencialmente no Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, com cerimônia conjunta entre o Legislativo e o Executivo. A identidade visual do selo será definida localmente, com possibilidade de participação de escolas, universidades, entidades e conselhos ligados à juventude.

Conforme a proposta, todos os procedimentos relativos à ratificação e concessão do Selo “Empresa Amiga da Juventude” ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, Turismo e Lazer do Poder Legislativo.

“A proposta é simples, de fácil implementação e aberta a adaptações por parte da administração municipal, visando ampliar seu alcance e impacto”, finaliza a vereadora. O projeto ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sancioná-lo.



Câmara de Vereadores

Prefeitura abre Chamada Pública para contratação imediata na Educação Anterior

Prefeitura abre Chamada Pública para contratação imediata na Educação

Câmara homenageia Apas por 30 anos de atuação em defesa dos surdos Próximo

Câmara homenageia Apas por 30 anos de atuação em defesa dos surdos

Deixe seu comentário