AGENDA

Alesc retoma análise sobre crédito rural, meio ambiente e ajustes no Executivo

Alesc retoma análise sobre crédito rural, meio ambiente e ajustes no Executivo
Agência AL

Diversos projetos que estão na pauta da Assembleia Legislativa para serem votados até o final do ano devem retornar à análise nesta semana. Entre eles, destaque para os projetos de procedência do Poder Executivo que tratam da criação de um programa de crédito para o agronegócio, de mudanças em políticas ambientais, da institucionalização do Procon-SC e de ajustes na estrutura administrativa do Estado.

Os projetos chegaram a ser apresentados durante uma reunião conjunta realizada na última terça-feira, dia 2, entre quatro comissões permanentes da Casa, mas foram retirados de pauta para que fossem negociadas alterações com o governo. A expectativa é que os textos sejam enviados para votação em Plenário também durante a semana.



Crédito, Empreendedorismo e Meio Ambiente


Programa Coopera Agro

PL 851/2025 - Institui o Programa Coopera Agro SC, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do agronegócio por meio da ampliação do acesso ao crédito em condições diferenciadas, da atração de capital privado para investimento e do fortalecimento das cooperativas e agroindústrias. As linhas de crédito, por exemplo, vão oferecer taxas de juro de aproximadamente 9% ao ano, com prazo de 10 anos para pagamento e dois anos de carência. O objetivo é que o programa resulte em investimentos de até R$ 1 bilhão, via BRDE (Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).



Programa Juro Zero

PL 869/2025 - Garante a continuidade do Programa Juro Zero, criado com o objetivo de incentivar a formalização de empreendedores populares, o investimento produtivo, a promoção da inclusão social e a geração de emprego e renda.



Pagamento por serviços ambientais

PL 781/2025 - Institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, regulamentando lei aprovada em 2010, referente à Política Estadual de Serviços Ambientais (Lei 15.133/2010). O objetivo é que proprietários de terra que prestem serviços ambientais, como a conservação de vegetação nativa, restaurem áreas de vegetação degradada, entre outros, recebam um pagamento - em dinheiro ou na forma de serviços e benfeitorias - do poder público.



Revogação da dispensa de licenciamento

PL 770/2025 - Revoga a lei que dispensa do licenciamento ambiental as intervenções destinadas à conservação, manutenção, pavimentação, restauração e revitalização de estradas vicinais nos casos que especifica (Lei 18.569/2022). De acordo com a justificativa, a referida norma confronta a legislação federal sobre questões de licenciamento ambiental.



Ajustes e Gratificações no Funcionalismo


Estrutura do IMA

PL 879/2025 - Institui o Plano de Cargos, Carreira e Subsídio dos servidores públicos titulares efetivos do IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina). Além da questão salarial, o novo plano define das atribuições de cada cargo, estabelece os grupos ligados à fiscalização e à parte administrativa, bem como cria novas categorias profissionais para o órgão.



Reforma na estrutura de remuneração do governo

PL 877/2025 - Altera vários pontos da legislação que trata da estrutura administrativa do Poder Executivo estadual (Lei Complementar 741/2019). A proposta visa atualizar os valores e uniformizar as funções de confiança e as funções gratificadas, bem como permitir o pagamento de retribuições financeiras e gratificações a servidores ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança. A medida deve beneficiar 2.755 servidores de vários setores do Executivo.



Gratificação de Governança Administrativa

PL 878/2025 - Institui a GGA (Gratificação de Governança Administrativa), visando à recomposição parcial de perdas inflacionárias de servidores da Secretaria de Estado da Administração, Secretaria da Casa Civil, Gabinete da Vice-Governadora, Secretaria de Estado de Planejamento, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Estado da Comunicação, Procuradoria-Geral do Estado, Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina e Fundação Escola de Governo.

A proposta também reajusta a VPNI (Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável) em 25% para os servidores abrangidos pela Lei Complementar 676/2016, vedada a acumulação da GGA com a VPNI. O projeto deve beneficiar 1.778 servidores, entre ativos e inativos.



Gratificação para a Aresc

PL 887/2025 - Institui a Gratificação de Suporte Institucional, a ser paga aos servidores efetivos lotados na Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Santa Catarina), beneficiando 74 servidores, entre ativos e inativos.



Procon e Estrutura de Defesa do Consumidor

PL 880/2025 - Institui o Procon-SC (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Catarina) e faz alterações na legislação que trata da estrutura administrativa do Executivo estadual (Lei Complementar 741/2019). O objetivo é criar uma lei específica para o Procon, que atualmente funciona por meio de decreto, transformando-a em uma política de Estado, além de instituir um fundo estadual para financiar as ações de proteção ao consumidor.

A proposta também faz alterações nos quadros de cargos em comissão e de funções de confiança da Secretaria de Estado da Administração; da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil; e Secretaria de Estado da Segurança Pública.




Agência AL

Grave acidente de trânsito na BR 163 deixa duas vítimas fatais Anterior

Grave acidente de trânsito na BR 163 deixa duas vítimas fatais

Ciclone extratropical deve afetar SC com risco de chuva intensa e ventos fortes Próximo

Ciclone extratropical deve afetar SC com risco de chuva intensa e ventos fortes

Deixe seu comentário